Naquele 4 de agosto de 1976, a fundação do Grupo SADA remontava ao empreendedorismo de um jovem visionário, Vittorio Medioli. Vindo da Itália, ele iniciou as operações de uma transportadora para atender a necessidade de armazenamento e distribuição de veículos da recém-inaugurada planta da Fiat, em Betim (MG). Tanto que a empresa nasceu na cidade vizinha, em Contagem, mas logo transferiu a sua sede, sete anos depois, para o mesmo município onde está sediada a montadora até hoje.
Com forte tradição empreendedora, acumulando milhões de km rodados para entregar carros novos em todo o país com suas cegonheiras ao longo das primeiras décadas, a SADA cresceu rapidamente e expandiu seus negócios por todo o país. Atua hoje em dez diferentes segmentos, é presente em mais de 50 cidades e conta com mais de 8.000 pessoas em suas operações. É o maior operador logístico de transporte automotivo de modelos zero km da América Latina.
A vertical de transporte e logística automotiva é o principal negócio do Grupo. Movimenta 2,4 milhões de veículos anualmente para as principais montadoras do país, em todas as regiões e em países como a Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Uruguai, por exemplo. Foram 293 mil viagens e quase 500 milhões de km percorridos em 2023. Conta com frota própria e de parceiros, totalizando mais de 3 mil veículos, além de estruturas de pátios (capacidade de 100 mil vagas), ferramentas de gestão (sistema Yard Management System) e monitoramento 24 horas.
Para o Daniela Medioli, vice-presidente executiva do Grupo SADA, o sucesso da organização está pautado na sua diversidade e no legado construído pelas pessoas que fazem parte dele. “Em quase cinco décadas de muito trabalho, continuamos a acreditar na força do empreendedorismo para transformar nosso país, gerar oportunidades e sermos úteis e relevantes não apenas para os nossos clientes, mas também para toda a sociedade”, completa a executiva. Hoje, a SADA possui negócios na área de venda de veículos leves e pesados (concessionários das marcas Fiat e Iveco), fabricação de autopeças, siderurgia, reflorestamento, produção de etanol e distribuição de combustíveis, comunicação (rádio, jornal e portal O Tempo). Além de uma equipe de vôlei (SADA Cruzeiro) e uma fundação (Fundação Medioli).
Tanto a SADA é motivada pelo princípio de que sempre é possível ser e fazer melhor por meio da diversificação dos negócios, do investimento em inovação, que a empresa desenvolveu know-how para oferecer outras soluções logísticas aos seus clientes, mesmo no foco principal de distribuição de veículos: serviço de inspeção pré-entrega (PDI) com revisão completa dos veículos e customização conforme a demanda. Acompanhamento pelo sistema PDI onTrack, que permite a gestão em tempo real.
O segmento de transportes especiais também conta com a expertise da SADA, como no caso da Porsche Cup Brasil, que tem a marca como seu operador logístico nas provas que acontecem fora do circuito de Interlagos, com destaque para a etapa da Argentina, em uma operação que envolve mais de 80 carros de competição e dez dias de viagem.
Neste caso, além dos veículos, o Grupo SADA, em sua operação de carga geral, apoiou a logística da competição para a etapa de Portugal neste ano. A empresa foi responsável pelo transporte por contêineres com carros e equipamentos da etapa entre a oficina da organização e a entrega no Porto de Santos para que fossem embarcados via marítima, em uma operação com 26 carretas e 40 profissionais.
Reforçando o seu compromisso com as ações de ESG, a fim de criar um impacto positivo na sociedade, o Grupo SADA atua em frentes com o Pacto Global da ONU, possui selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol e no último ano, investiu R$ 12 milhões em ações sociais.