A liderança nas vendas em 2023 veio pelo vigésimo ano consecutivo e caminha para se confirmar novamente neste ano. Nada mau para quem acabara de completar 42 anos de mercado. Entre os ônibus, a fatia de 25% nas vendas superou as expectativas, com 4.490 chassis licenciados. Roberto Cortes, o experiente e aclamado comandante da companhia, primeiro Doutor Honoris Causa com título concedido pelo Centro Universitário Dom Bosco do Rio de Janeiro e também homenageado com a Medalha Tiradentes pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro por suas contribuições à região, celebra os resultados. “Além dos ótimos números de vendas, seguimos com nossa estratégia de internacionalização para fortalecer as exportações e nossa posição internacional”, garante.
Com conteúdo de caminhão premium e custo-benefício otimizado, o novo VW Meteor chegou com conforto e funcionalidade sob medida para somar nessa expansão da empresa. É o maior veículo Volkswagen do mundo. Traciona até 74 toneladas.
Recém-lançado no mercado automotivo, o Volksbus 22.260 S, conhecido como superônibus Volkswagen, vem conquistando diversos itinerários por todo o país. Tendo a maior capacidade técnica do segmento urbano no mercado brasileiro, para receber carrocerias de até 15 metros e podendo transportar até 115 passageiros, o modelo fez sucesso em sua versão anterior e já acumula mais de 100 unidades encomendadas por diversos clientes em menos de quatro meses de mercado.
Eletrificação em pauta. E para já
Como parte de seu propósito de desenvolver soluções de transporte sustentável para todos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus consolida no Brasil um verdadeiro centro de inteligência em eletromobilidade, com pioneirismo em diversas soluções tecnológicas. Está localizado em sua fábrica de Resende (RJ), onde também fica o centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca.
O primeiro exemplar dessa nova safra, o e-Delivery, está preparado para as mais diferentes aplicações e já pode ser encontrado de Norte a Sul do país, com mais de dez implementos diferentes.
E essa estratégia de eletrificação ganha reforço contínuo com novas pesquisas. Em um projeto compartilhado com CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de nióbio, a VWCO iniciou em julho passado os primeiros testes em operação real de um protótipo conceito de ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio. Uma aplicação inédita na indústria mundial. A grande vantagem desse tipo de tecnologia é permitir uma recarga ultrarrápida, em que se pode atingir a autonomia máxima do veículo com apenas 10 minutos.
“Esse projeto é estratégico para começarmos a desenvolver as próximas gerações da eletromobilidade. Há sete anos, surpreendemos o mercado com o primeiro protótipo de caminhão elétrico feito na América Latina. Agora, nos antecipamos mais uma vez às tendências mundiais e buscamos liderar a transformação da indústria, com parceiros de referência como a CBMM, que nos apoiará também ao receber o protótipo para testes de rodagem em operação real de sua fábrica em Araxá”, destacou Roberto Cortes.