Naquele período de meados dos anos 50, surgiu uma série de novas empresas, sempre de olho potencial de crescimento da indústria automotiva e de bens de consumo, que ainda engatinhava no país, mas ensejava um futuro alvissareiro. No bairro do Ipiranga, em São Paulo, berço, inclusive, de algumas das primeiras montadoras do país, nascia a Alpino, do sonho de dois empreendedores.
Seus nomes eram Maurizio Giampietri – conhecido como Seu Gigi – e Roberto Alonso. O primeiro produto desenvolvido pela Alpino foi geladeiras comerciais na fundação da empresa, mas, ao término da primeira década, a Alpino havia diversificado sua produção para cadeiras e mesas de fórmica. Começava ali a grande expertise da empresa, que encaminhou, já nos anos 60, sua produção para móveis tubulares.
Os tubos jamais sairiam das linhas de produção da Alpino a partir daquele momento. Nos anos 70, a Alpino produziria mesas e cadeiras escolares e, em meados da década, estrearia sua atuação na área automotiva, passando a fabricar acessórios tubulares, como santantônios e quebra-matos para picapes.
Foi um passo para iniciar a fabricação de tubos de escapamento e outros conjuntos tubulares no início da década de 80, tendo Volvo e Scania como principais clientes. Esses dois gigantes, aliás, permanecem no rol dos parceiros da Alpino. Hoje a empresa atua em três grandes linhas de mercado: Setor automotivo – Caminhões e Ônibus, Máquinas agrícolas e Máquinas de Construção, e Linha leve – automóveis e motores (Flex e Diesel)
Na área automotiva, os principais clientes são Mercedes-Benz, Scania, Stellantis, Volvo e DAF. Na linha de máquinas para agricultura e construção seus principais clientes são John Deere, Caterpillar e CNH. A empresa já conta com a segunda e terceira geração dos fundadores, buscando novos clientes e mercados e sempre investindo em tecnologia, automação e em gestão, com colaboradores comprometidos e maquinário moderno. Mesmo diante das crises e dos desafios enfrentados ao longo do caminho, a Alpino continuou trilhando uma trajetória inspiradora e honrando o legado dos fundadores. Como os executivos que comandam a empresa gostam de repetir, a companhia está há “70 anos projetando sonhos e realizando histórias”.
Alpino fornece às principais montadoras peças estruturais e conjuntos soldados dos mais diversos graus de complexidade, bem como tubulações hidráulicas e de refrigeração, agregando componentes estampados, plásticos, fundidos, forjados dentre outros e recentemente ampliou sua linha com conjuntos soldados utilizando laser e dobra de chapas.
Foto: Divulgação Alpino