AutoData - Para JD Power, Toyota e Hyundai são as melhores em vendas no País
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01/07/2015

Para JD Power, Toyota e Hyundai são as melhores em vendas no País

Por Viviane Biondo

- 01/07/2015

Toyota, Hyundai HMB e Hyundai Caoa são, nesta ordem, as redes com melhores índices de satisfação no processo de venda de veículos novos no País. O resultado é de um estudo da JD Power que ouviu mais de três mil proprietários brasileiros de veículos novos até nove meses após a compra.

Divulgado na segunda-feira, 1º., o SSI, Sales Satisfaction Index Study, contempla diversos fatores tais como negociação, opções de pagamento e clareza na parte burocrática, processo de entrega, oferta de modelos para test-drive, conhecimentos do vendedor sobre o produto e as instalações da concessionária – conveniência de horário, localização e estoque.

Em escala de 1 mil pontos a Toyota somou 789, seguida de perto por Hyundai HMB, com 786, e Hyundai Caoa, com 774. A média da pesquisa foi de 763 pontos, avanço em relação aos 754 de 2014.

Como as três redes já ocupavam as primeiras colocações no estudo do ano passado, a surpresa veio com a queda da Citroën, da terceira posição para a sexta. Jon Sederstrom, diretor geral da JD Power do Brasil, revela que a principal razão da baixa foi a experiência de test drive: “Os clientes ouvidos mencionaram desejar boa disponibilidade de modelos e de percursos suficientes para a experimentação. Esse item é chave para fechar as vendas. Um especialista no modelo que acompanhe o trajeto é também fundamental, na avaliação dos consumidores pesquisados”.

Até mesmo a fidelidade aumenta após um test-drive realizado a contento, segundo a JD Power: 42% dos entrevistados disseram que “definitivamente comprarão” novamente um veículo da mesma marca, e 43% disseram o mesmo para a concessionária.

A Honda galgou posições na comparação com o estudo do ano passado: passou de décima-segunda para quarta colocada. “A entrega do veículo na data e horário combinados foi ponto chave na avaliação dos clientes e avançou muito no período.”

Sergio Sanchez, gerente de pesquisa da JD Power do Brasil, reiterou a importância do processo de entrega:

“As concessionárias estão focadas na geração de vendas, o que é esperado em um mercado mais restrito, mas elas também precisam perceber que o processo de entrega é essencial para o cliente e pode ter um impacto em seus departamentos de serviços”.

Sederstrom comentou ainda que, apesar dos esforços de muitas marcas, nenhuma se sobressai de fato. “Tanto que diferença da rede de maior pontuação para a de menor foi só de 46 pontos. Trata-se de uma oportunidade para aquela que conseguir, de fato, superar a expectativa dos clientes, principalmente em momento de mercado difícil como o que estamos passando.”

Segundo a JD Power três marcas ficaram abaixo da média do estudo: Renault, com 754 pontos, Fiat, 751, e Nissan, 743.


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