AutoData - Volkswagen Passat completaria 45 anos de Brasil
Veículos
02/08/2019

Volkswagen Passat completaria 45 anos de Brasil

Imagem ilustrativa da notícia: Volkswagen Passat completaria 45 anos de Brasil
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – A Volkswagen lembrou, por meio de comunicado, que o modelo Passat, produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, de 1974 a 1988, completaria 45 anos em 2019. De acordo com dados da montadora, no período, 897 mil 829 unidades do veículos foram produzidas aqui, sendo 221 mil unidades destinada a exportações.

 

O Passat foi o primeiro veículo da empresa no mercado brasileiro equipado com tração dianteira e motor refrigerado a água e foi lançado aqui menos de um ano após estreia na Alemanha, trazendo consigo inovações conceituais e tecnológicas inéditas para a época como o design, que foi assinado por Giorgetto Giugiaro.

 

No Brasil, a princípio, foi vendido em duas versões, L e LS. Depois veio a TS, com motor de 1,6 litro importado da Alemanha, carburador de corpo duplo, câmbio de cinco marchas e a dianteira com quatro faróis. Em 1978, mirando um público mais jovem, a VW lançou a versão Passat Surf.

 

Na sequência foi lançada a versão LSE, que ficou conhecida no mercado como Passat Iraque, uma vez que a companhia exportou o modelo para aquele país de 1974 a 1988, quando foi encerrada a sua produção.

 

A segunda geração viria depois, mas a Volkswagen optou por mudar o nome do veículo para Santana.

 

Foto: Divulgação.