São Paulo – A Tupy, de Joinville, SC, registrou R$ 192,6 milhões de lucro bruto no primeiro trimestre, crescimento de 12,6% sobre igual período de 2019. A margem ficou em 17,6% ante os 13,4% registrado um ano antes. O Ebitda ajustado foi R$ 164,5 milhões, avanço de 20,2% e margem de 15,1%.
O crescimento no primeiro trimestre, ainda pouco afetado pela pandemia da covid-19, foi justificado pelo processo de transformação e de ganhos de eficiência pelo qual a Tupy vem passando, na avaliação do seu CEO, Fernando Cestari:
“Desde o início de 2019 temos renovado os produtos e os resultados do primeiro trimestre permitem enxergar os efeitos da combinação de iniciativas que vem sendo adotadas por uma estrutura organizacional revigorada, como os projetos desenvolvidos pelas áreas operacionais e de compras”.
O resultado líquido, porém, ficou negativo em R$ 207,5 milhões por causa de itens não operacionais – como créditos a receber, variação cambial sobre impostos etc.
Segundo comunicado da Tupy a partir da metade de março as vendas começaram a ser atingidas, com redução em pedidos no Brasil e Exterior.
“Iniciamos 2020 com excelente desempenho e, mesmo com o impacto da pandemia nas três últimas semanas de março, concluímos o período com grandes avanços em indicadores de eficiência, resultado de um sistema de produção flexível e uma estrutura de custos preparada para se adaptar rapidamente às oscilações da demanda. Apesar das incertezas do cenário atual observamos sinais positivos na economia estadunidense e em setores aos quais temos exposição relevante, que devem se materializar a partir do terceiro trimestre.”
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