São Paulo – A Volvo Trucks apresentou na Europa seu caminhão elétrico a célula de combustível movida a hidrogênio. A tecnologia, que já vem sendo desenvolvida há anos, segundo a montadora, obteve sucesso nas pistas de testes. Os testes com clientes em operações reais começarão em alguns anos e a comercialização no Velho Continente está prevista ainda para esta década.
Com autonomia comparável a de caminhões a diesel, de até 1 mil quilômetros, e tempo de reabastecimento inferior a quinze minutos, “a combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível permitirá que os clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente do tipo de operação de transporte”, afirmou Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Segundo Alm, caminhões elétricos movidos a hidrogênio são adequados para longas distâncias e aplicações pesadas e com alta demanda de energia. “Eles também podem ser uma opção em países onde as possibilidades de recarga de bateria são ainda limitadas.”
As duas células de combustível têm a capacidade de gerar 300 kW de eletricidade a partir do hidrogênio, em vez de carregarem de fontes externas. O único subproduto emitido é vapor de água.