São Paulo – Levantamento da Abrafiltros, Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, aponta que, em 2022, o segmento automotivo deverá registrar expansão de 2,7% em suas receitas, que no ano passado somaram R$ 3,8 bilhões. Entram nessa conta as vendas de filtros de óleo, ar, motor, combustível, ar-condicionado e o filtro separador da água e do combustível nos motores diesel.
É uma desaceleração do crescimento, que no ano passado chegou a 13,4%, após amargar retração de 10,3% em 2020 decorrente dos impactos da pandemia da covid-19. Segundo o presidente da Abrafiltros, João Moura, a reposição estimula mais as vendas devido às paradas nas fábricas de veículos novos por causa da crise global de semicondutores.
O desempenho, porém, ainda está longe do recorde alcançado em 2010, quando a indústria faturou R$ 5,7 bilhões impulsionada pela produção automotiva.