Em destaque

Queda nas vendas de automóveis acende o alerta na Fenabrave

Apesar do bom desempenho do setor em geral o segmento mais volumoso fechou em retração
Concessionária

São Paulo – Com 207,7 mil veículos emplacados agosto encerrou como o segundo melhor mês em vendas do ano, superado apenas por julho, que teve seus números inflados pelos negócios registrados a partir dos descontos gerados pela MP 1 175. Naquele mês os consumidores receberam bônus de R$ 2 mil a R$ 8 mil, concedidos pelo governo dependendo do valor do veículo, sua eficiência energética e o índice de localização de produção. Em agosto, porém, o segmento de automóveis, o mais volumoso, apresentou recuo na comparação com julho e com agosto do ano passado, o que fez acender o sinal amarelo para a Fenabrave.

Segundo seu presidente, José Maurício Andreta Júnior, houve uma deterioração na concessão do crédito: “Notamos um aumento de 20% nas recusas de fichas de financiamento por parte das instituições financeiras. O crédito está restrito e afeta o mercado”.

Em agosto os emplacamentos de automóveis somaram 153,5 mil unidades, recuo de 13,2% com relação a julho e de 1,1% na comparação com agosto de 2022. De acordo com a Fenabrave parte deste volume foi gerado pelo programa de descontos do governo, por causa do período do fechamento do negócio até o emplacamento do veículo. A queda, portanto, é preocupante. 

“As medidas foram muito importantes para aquecer, momentaneamente, o mercado, mas o resultado de automóveis em agosto, agravado pela piora na oferta de crédito, já deixa clara a necessidade de uma política de fomento industrial de longo prazo. Isso porque algumas marcas ainda tinham saldo de veículos com descontos patrocinados a oferecer, o que fez com que o resultado não fosse ainda pior.”

As vendas de comerciais leves cresceram 11,4% na comparação mensal e 11,2% na anual, para 43,4 mil unidades. No acumulado do ano os dois segmentos registram crescimento: 9,2% os automóveis, somando 1 milhão 64 mil unidades, e 17,7% os comerciais leves, 283,4 mil veículos.

Somados todos os segmentos as 207,7 mil unidades vendidas em agosto representaram queda de 7,9% na comparação com julho e de 0,4% com relação a agosto de 2022. Nos primeiros oito meses as vendas cresceram 9,4%, alcançando 1,4 milhão de unidades.

Andreta Júnior, porém, afirmou que o crescimento é sobre uma base comprimida: “A evolução sobre 2022 é positiva, mas devemos lembrar que os emplacamentos tiveram um desempenho abaixo da média histórica no primeiro semestre do ano passado devido a uma série de fatores como a escassez de peças e componentes, a guerra na Europa e a alta nos combustíveis. Eles se recuperaram no segundo semestre mas, neste ano, não há sinais de que teremos uma forte recuperação na segunda metade do ano”.

fiat

Notícias relacionadas

Fiat
Fiat

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

Fiat