São Paulo – Ao longo dos últimos nove meses parceria da FPT Industrial com o Instituto de Engenharia Mecânica da Unifei, Universidade Federal de Itajubá, desenvolveu biocombustíveis em conjunto e realizou testes com um motor FPT N67 Dual-Fuel para tratores agrícolas. A proposta foi substituir parcialmente o diesel por um combustível renovável, como HVO, diesel de cana-de-açúcar, hidrogênio, gás natural, biogás e etanol.
A análise experimental a partir de testes em bancada da universidade demonstraram viabilidade na aplicação da tecnologia da combustão dual-fuel da FPT Industrial com biocombustíveis que, além de aumentar a eficiência dos motores a diesel, ainda são capazes de reduzir as emissões de CO2.
A parceria com a marca do Grupo Iveco colaborou para a pesquisa e inovação da Unifei como parte do Programa Rota 2030 e, assim, abre caminho para o desenvolvimento de novos testes. Os resultados do projeto serão apresentados na sexta-feira, 9, em Itajubá, MG, durante a inauguração do laboratório de ensaios em motores de combustão interna com novos biocombustíveis HVO, H2 e GNR.