São Paulo – Com 19,5 mil veículos híbridos e elétricos licenciados no Brasil de janeiro a abril o segmento eletrificado apurou crescimento de 50% com relação aos primeiros quatro meses de 2022, segundo dados da Anfavea. No período foram 2,5 mil 100% elétricos vendidos e 17 mil híbridos, crescimentos de, respectivamente, 42,7% e 51,2%.
No acumulado do ano os eletrificados representaram 3,3% das vendas de automóveis e comerciais leves do mercado nacional. Fossem os eletrificados uma marca, ocupariam a décima posição do ranking, atrás de Nissan e à frente de Citroën.
Embora ainda por aqui o segmento caminhe em passos lentos a Anfavea organizará nas próximas semanas um evento sobre a mobilidade elétrica em Brasília, DF. O presidente Márcio de Lima Leite anunciou a novidade na coletiva à imprensa da segunda-feira, 8: em 14 de junho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o evento Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil.
A Capital Federal não foi escolhida como sede à toa: a ideia é reunir representantes dos poderes legislativo, executivo e judiciário para que a indústria esclareça a mobilidade elétrica. A ideia, na Anfavea, é que existe muita desinformação e que é preciso uniformizar o discurso.
Temas como a produção local de veículos e baterias, a visão internacional da mobilidade elétrica, a cadeia de fornecimento, geração e transmissão de energia serão debatidos nos painéis – a programação ainda não foi divulgada, nem pormenores a respeito da inscrição.
Novidades do evento serão divulgadas no perfil do LinkedIn da Anfavea.