Importador projeta a venda de 1 mil veículos por ano, todos elétricos e híbridos
São Paulo – A Seres, fabricante de veículos eletrificados dos grupos Chongqing e Dongfeng, é a mais nova marca chinesa de carros elétricos e híbridos a tentar a sorte no Brasil, aproveitando a isenção do imposto de importação para este tipo de veículo.
Com o Seres 3, um SUV médio-compacto elétrico de porte parecido ao de um Jeep Compass, apresentado na quinta-feira, 27, a marca chinesa de veículos eletrificados inicia sua aposta comercial no mercado brasileiro com três anos de atraso – a operação estava planejada para o início de 2020 mas a pandemia de covid-19 frustrou o plano.
O carro chega pelo preço promocional de R$ 220 mil, ou R$ 270 mil se o cliente preferir o modelo blindado pela Armour, homologada pela empresa para executar a blindagem no País. Após as dez primeiras unidades, segundo o importador, os preços subirão para R$ 240 mil e R$ 320 mil, respectivamente. O modelo é vendido em versão única, sem opcionais.
A empresa importadora oficial Seres Brasil, de propriedade dos grupos Bel Energy e Holding M2, projeta vender 1 mil veículos por ano. Caso o governo cumpra a promessa de retomar a aplicação do imposto de importação sobre veículos elétricos e híbridos José Brandimarti, chefe de operações da empresa importadora, admite que este número poderá ser revisto para baixo, a depender da alíquota adotada, “mas consideramos que o mercado nessa faixa de preços não será tão afetado pelo imposto”.
Lauro Roberto Campana, chefe de produto e homologação da Seres Brasil, afirma que a empresa integra a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, e junto com os demais associados tentam convencer o governo a não taxar a importação de elétricos: “Nossa visão é que primeiro precisamos formar demanda e mercado para elétricos no País e, só depois disto, conseguiremos estimular a produção nacional”.
Mais modelos a caminho
Um primeiro navio vindo da China já desembarcou cinquenta carros no Porto de Vitória, ES, que de lá estão sendo transportados para a sede do importador em Alphaville, na Região Metropolitana da Grande São Paulo.
Novas encomendas já foram feitas e estão a caminho, inclusive trazendo outros modelos de SUVs. Além do Seres 3 BEV também chegam ao País, ainda este ano, o também 100% elétrico Seres 5 BEV, anunciado no site por R$ 415 mil, os Seres M5 EVR e M7 EVR – ambos têm tração 100% elétrica mas contam com gerador a gasolina que pode elevar a autonomia para 1 mil quilômetros –, e o híbrido plug-in E-5.
Também estão no portfólio da Seres Brasil dois utilitários leves elétricos para entregas urbanas, fabricados pelo mesmo grupo chinês, com a marca DFSK – maior fabricante de veículos comerciais da China. O minicaminhão EC31 tem autonomia de 215 quilômetros e capacidade de levar 1,1 tonelada de carga. Já o furgão EC35 leva até 1 tonelada em seu compartimento de 4,8 m3 e roda até 268 quilômetros antes de precisar recarregar as baterias.
O principal diferencial competitivo de ambos os utilitários, segundo o importador, é a maior capacidade de transporte, como observou Brandimarti: “São necessários três veículos de nossos concorrentes para transportar a mesma carga que dois dos nossos levam”.
A Seres também tem carros elétricos mais baratos que poderiam chegar ao País na faixa dos R$ 150 mil, como o recém-lançado BYD Dolphin, candidato a ser fabricado na Bahia. “Temos o produto e já estamos negociando com os chineses para trazê-lo”, informou Campana.
Sem concessionárias
Todas as vendas da Seres no Brasil serão feitas por faturamento direto. O grupo optou por não nomear concessionários no País. As negociações são feitas por meio do site www.driveseres.com.br e o cliente pode ir conhecer o carro em pontos de demonstração credenciados para test drive.
Além da sede da Seres em Alphaville já estão selecionados para demonstrar os carros da marca os grupos Tecar, no Distrito Federal, Scala, em São Paulo, e Top Car, em Santa Catarina. Negociações com outros grupos estão em andamento, segundo a empresa.
Domingos Boragina Neto, chefe de vendas e marketing da Seres Brasil, afirma que este foi o modelo encontrado para iniciar as vendas rapidamente no País, sem carregar concessionários com a obrigação de empatar recursos com estoque de veículos.
Todas as revisões e a manutenção dos modelos Seres serão feitas em oficinas credenciadas: o primeiro Seres Service Center, um investimento do próprio importador, entrou em operação em março e está localizado no bairro da Móoca, em São Paulo. Também foram habilitadas três oficinas 24 horas da Porto Seguro e outras possibilidades estão em negociação, como o uso da rede de oficinas franqueadas da Bosch.
Elétrico premium
A Seres pretende se posicionar no mercado como uma marca premium de veículos elétricos que rivaliza com a BYD e até com a Tesla. Para isto faz questão de apresentar-se como uma empresa que, originalmente, não nasceu na China, mas em Santa Clara, no criativo e disruptivo Vale do Silício na Califórnia, Estados Unidos, mesma região que foi berço da Tesla.
A propósito: foi cooptado da empresa de Elon Musk o engenheiro que projetou o powertrain elétrico dos primeiros Seres, em 2016. Depois, com as animosidades impostas pelo governo Trump, os controladores chineses decidiram inaugurar a primeira fábrica em Liangjiang, na China, que tem capacidade de produção anual de 550 mil unidades e meta de alcançar 1 milhão em 2026.
Na China a Seres tem associação tecnológica com a gigante Huawei, que fabrica de chips a smartphones e computadores de alta capacidade e fez parceria com a fabricante de automóveis para projetar e vender modelos da marca Aito – que fora do mercado chinês são vendidos com a marca Seres, como é o caso dos M5 e M7 que estão chegando ao Brasil.
Seres 3
O Seres 3 tem motor elétrico dianteiro de 163 cv que leva o carro à velocidade máxima de 160 km/h, segundo informa o fabricante. A bateria de lítio de 52,7 kWh proporciona autonomia de 300 quilômetros no ciclo de testes WLTP, que deverá cair pela homologação do Inmetro. O tempo de carregamento de 20% a 80% é de 30 minutos em estações de alta potência. No carregador de 6,6 kWh são necessárias oito horas para repor 100% da bateria.
Por dentro o Seres 3 tem revestimentos em tons de cinza e grafite, com elementos do painel em preto piano e cromado. A central multimídia tem tela LCD de 10,25 polegadas e o quadro de instrumentos é digital colorido. Outros itens de comodidade e conforto são ar-condicionado automático, banco do motorista com seis modos de ajustes elétricos, teto solar panorâmico, abertura do porta-malas por interruptor elétrico e aquecimento dos assentos dos bancos dianteiros.
O pacote de sistemas de assistências ao motorista é completo: assistente de controle de aclives HAC, controle de declive HDC, alerta de saída de faixa e de colisão frontal, câmara panorâmica 360 graus e conexão do smartphone via Apple Car Play. A direção tem assistência elétrica e o motorista pode escolher três modos de condução: padrão, conforto e esporte.