AutoData - Outubro comprova segundo semestre com vendas maiores
news
08/12/2014

Outubro comprova segundo semestre com vendas maiores

Por Michele Loureiro

- 08/12/2014

A projeção da Anfavea – o segundo semestre seria mais favorável do que o primeiro período do ano – manteve-se coerente em outubro: segundo o presidente Luiz Moan a média mensal de emplacamentos no primeiro semestre foi de 277,2 mil unidades, enquanto que na segunda metade do ano é 292,6 mil, alta de 5,6%, também devido aos resultados do último mês.

“Outubro confirma essa tendência de recuperação e foi o segundo mês do ano a registrar vendas superiores a 300 mil unidades. Foi o terceiro melhor outubro da história, perdendo apenas para 2012 e 2013.”

No último mês foram comercializados 306,9 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O número divulgado pela Anfavea na quinta-feira, 6, representa queda de 7,1% ante outubro de 2013, mas com relação a setembro deste ano houve alta de 3,6%.

Segundo Moan a tendência é de que os números apresentem uma retomada mais acentuada nos últimos dois meses do ano, período que sazonalmente registra vendas maiores. Em outubro a média diária de vendas, em 23 dias úteis, ficou em 13,3 mil unidades e segundo Moan nos três primeiros dias úteis de novembro já superou os 15 mil veículos/dia.

“Tivemos uma demanda reprimida no dia 31 de outubro, que foi feriado, dia do servidor público, mas acreditamos que o índice representa uma melhora da confiança dos consumidores.”

Ainda segundo o presidente da Anfavea há outro motivo que sustenta o otimismo: a lei que moderniza as regras de retomada de veículos de consumidores inadimplentes deve ser sancionada pela presidente reeleita ainda na primeira quinzena deste mês, “e quando isso passar a valer de fato os bancos retomarão a confiança e os financiamentos ganharão força”.

Entretanto apesar do otimismo os números do acumulado do ano ainda refletem queda de 8,9%. De janeiro a outubro foram emplacadas 2 milhões 833 mil unidades ante 3 milhões 110 mil um ano antes.

A taxa anualizada de vendas apresenta uma retração menor, 7,7%. Nos últimos doze meses foram licenciados 3 milhões 490 mil veículos, ante 3 milhões 781 mil no período imediatamente anterior.

Moan também destacou que ao menos temporariamente está descartada a manutenção do IPI menor depois de dezembro: “Em conversas com o governo federal depois das eleições já tivemos a sinalização de que a alíquota retomará o patamar normal em 1º de janeiro”.

Por isso, segundo o presidente da Anfavea, as vendas diretas devem aumentar nos próximos meses: “Quem puder antecipar as compras certamente o fará”.

Em outubro 32,7% dos veículos comercializados foram direcionados a frotistas e pessoas jurídicas. Há um ano o índice era 26,4%, segundo dados da Fenabrave.

O nível do estoque em outubro foi 2% maior do que o verificado em setembro, com 413,4 mil unidades. Em volume de dias, no entanto, caiu de 41 para quarenta, segundo as contas da Anfavea.


Whatsapp Logo