AutoData - Metalúrgicos da Volvo pedem lay off e interrompem produção
news
09/01/2015

Metalúrgicos da Volvo pedem lay off e interrompem produção

Por Redação AutoData

- 09/01/2015

Os metalúrgicos da unidade da Volvo instalada em Curitiba, PR, paralisaram as atividades da fábrica na terça-feira, 9, em protesto contra anúncio de demissão de 206 funcionários. Eles reivindicam o uso de outros instrumentos para evitar os cortes, como lay off e banco de horas.

De acordo com comunicado do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, o SMC, o movimento foi decidido em assembleia realizada pela manhã na porta da unidade com cerca de três mil trabalhadores, do primeiro e segundo turnos. Nova assembleia foi agendada para 8h da quarta-feira, 10.

Na nota o presidente do SMC, Sérgio Butka, afirmou: “Não podemos aceitar esta imposição sem antes buscar alternativas para manter os empregos. Esta é postura que o Sindicato vai tomar em situações deste tipo”.

Procurada, a Volvo confirmou, por meio de porta-voz, o desligamento dos 206 funcionários neste mês, devido a “ajuste da produção à demanda”. Segundo a empresa estes trabalhadores representam excedente no quadro há cerca de seis meses e a demissões ocorreram por falta de reação nas vendas neste período.

A montadora confirmou ainda a paralisação das atividades do chão-de-fábrica na terça-feira, 9 – o pessoal administrativo trabalhou normalmente. A empresa não pretende adotar lay off ou outras iniciativas semelhantes, de acordo com o porta-voz.

São produzidos em Curitiba diariamente, segundo a montadora, 113 caminhões e nove ônibus.