AutoData - Fiat emplaca quatro modelos na lista dos dez mais vendidos em 2014
news
09/02/2015

Fiat emplaca quatro modelos na lista dos dez mais vendidos em 2014

Por Marcos Rozen

- 09/02/2015

2014 tinha tudo para promover um remelexo geral no ranking de vendas por modelo no País: a obrigatoriedade de air-bags e freios ABS marcou o fim da carreira de modelos muito bons de venda, como o Gol G4 e o Fiat Mille, aliados à chegada de muitas novidades no segmento de entrada, como o VW up! e o novo Ford Ka.

Mas com o fechamento do ano o que se viu foi um certo conservadorismo do consumidor brasileiro – o top 10 dos mais vendidos em 2014 repetiu os mesmos modelos daquele de 2013, ainda que não na mesma ordem.

Desta forma também se repetiu o índice de cada montadora nos dez mais de um ano para outro: a Fiat teve quatro, deixando a Volkswagen com dois e Chevrolet, Ford, Hyundai e Renault com um cada.

Além do grande destaque para o Palio, que roubou a coroa do Gol como mais vendido após 27 anos e por margem mínima de cerca de apenas quatrocentas unidades, com 183 mil, merece menção o desempenho da Strada, nada menos do que a terceira colocada no geral, com 153 mil emplacamentos no total do ano passado – em 2013, ficou na sétima colocação. A picape ainda liderou o mês de março, um feito inédito.

Os outros Fiat nos dez primeiros do ano passado foram o Uno, que conseguiu livrar-se sem maiores traumas da sombra do Mille com 122 mil, em quinto, e Siena/Grand Siena, 107 mil em oitavo.

Os representantes Volkswagen na lista dos dez mais, assim como em 2013, foram Gol, agora o vice-líder e desafiante, com 183 mil, e Fox/CrossFox, que recebeu revitalização em agosto e assegurou o nono posto com 101 mil.

O primeiro da lista a não carregar emblema Fiat ou VW é o Chevrolet Onix, com um impressionante quarto lugar com seus 151 mil emplacamentos: em 2013, oitavo. Depois aparece o Hyundai HB20, em um sólido sexto posto, três à frente do ranking do ano passado, e 120 mil. O Ford Fiesta se garantiu em sétimo mesmo sem o reforço da versão RoCam, de geração anterior, também descontinuada em 2014. E o Renault Sandero, que chegou à segunda geração no início de julho, mais uma vez fechou o top 10 graças às suas 95 mil unidades vendidas.

O VW Up! terminou seu primeiro ano, ainda que sem a soma de doze meses – foi lançado em fevereiro –, em décimo-sexto, com 59 mil. O novo Ka, com vendas iniciadas só no segundo semestre, foi o vigésimo, com 44 mil. Outra novidade, o Nissan new March, não foi além do trigésimo-quarto posto, com 25 mil na soma com a versão de geração anterior, ainda em oferta. Foi superado pelo Toyota Etios, vigésimo-oitavo com 39 mil.

Dezembro – No mês passado, isoladamente, o ranking dos dez mais vendidos tem mudanças perante o todo do ano, o que deverá se refletir nas primeiras tabelas de 2015.

O top 10 do mês passado aponta, pela ordem, Gol, 24 mil, Palio, 23 mil, Onix, 18 mil, Strada, 13,4 mil, HB20, 13 mil, Sandero, 13 mil, Ka, 12,7 mil, Uno, 10,2 mil, Prisma, 9,5 mil e Fox/CrossFox, 9,5 mil.

Assim, entraram nos líderes, ao menos em dezembro, o Ka e o Prisma, derrubando dos dez mais o Fiat Siena/GrandSiena e o Ford Fiesta, respectivamente décimo-segundo e décimo-sexto no período. O Up! foi décimo-nono.

Foi ainda mês bom para o Renault Duster, décimo-oitavo com 5,8 mil, e para a Toyota Hilux, vigésima-primeira com 5,1 mil, ambos à frente do Ford EcoSport,vigésimo-segundo com 5 mil.