AutoData - Workshop AutoData analisará perspectivas do mercado de caminhões
news
20/03/2015

Workshop AutoData analisará perspectivas do mercado de caminhões

Por Márcio Stéfani

- 20/03/2015

Mesmo que as vendas de caminhões tenham, enfim, esboçado um início de recuperação nesta primeira quinzena de março, conforme noticiado na quinta-feira, 19, pela Agência AutoData, a atual situação do mercado brasileiro deste tipo de veiculo, que viu suas vendas caírem quase 40% nos dois primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, merece ser acompanhada muito de perto por todos os elos tanto da cadeia produtiva como comercial.

Nos primeiros 18 dias deste março as vendas de caminhões no mercado brasileiro somaram 3 mil 727 unidades, segundo dados preliminares obtidos junto ao Renavam. Este volume representa alta de 22% frente ao mesmo período de vendas de fevereiro.

Só que, neste mesmo fevereiro, quando somadas as vendas totais do mês, segundo os dados oficiais divulgados pela Anfavea, as vendas deste tipo de veículo amargaram a maior queda da indústria automotiva nestes dois primeiros meses do ano, com redução de 50,3% frente ao mesmo mês do 2014, atingindo apenas 5 mil 182 unidades. Na comparação direta com janeiro, quando haviam sido licenciados 7 mil 675 caminhões, a queda foi de 32,5%.

Frente a esta delicada e difícil situação, o Workshop AutoData de Tendências Setoriais Caminhões, que será realizado em 27 de abril, em São Paulo, está ganhando grande importância estratégica na busca de informações para este ano, vez que este evento discutirá as reais perspectivas especificamente deste segmento do mercado para os demais meses do ano.

São números e previsões relevantes que serão discutidas neste evento e que certamente balizarão as próprias produções das principais montadoras de veículos comerciais até dezembro, com reflexos diretos, inclusive, para as programações dos principais fornecedores deste segmento da indústria.

Para que esta análise aprofundada das perspectivas seja possível, o evento reunirá os principais lideres de vendas das maiores montadoras de caminhões instaladas no Brasil, que debaterão diretamente suas visões a respeito dos demais meses do ano.

Já estão confirmadas as presenças de Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas e marketing da MAN, Gilson Mansur, diretor de vendas de caminhões da Mercedes-Benz, e Guy Rodriguez, diretor geral da Ford Caminhões.

“Um pormenor interessante deste evento, é que ele possibilitará que esta importante análise das novas perspectivas ocorra logo após o fechamento oficial do primeiro trimestre do ano, período que normalmente é considerado como crítico para mostrar as reais tendências do resto do ano neste segmento de caminhões”, analisa Paulo Fagundes, editor de seminários da AutoData Editora.

Além destes especialistas em mercado doméstico, este workshop trará, ainda, a análise do mercado internacional como complemento das perspectivas deste segmento da indústria. Neste sentido já está confirmada a presença do executivo Marcos Forgioni, vice-presidente de vendas internacionais da MAN e foram convidados, também, representantes da Volvo, da Scania e da Iveco.

O evento mostrará, também, uma visão muito interessante da atual necessidade tecnológica dos veículos comerciais, que será apresentada pelo diretor de estratégia de caminhões da Volvo, Nilton Roeder.

Os implementos rodoviários também estarão presentes nesta análise, que será apresentada pela visão do presidente da Anfir, Alcides Braga que, na oportunidade, será entrevistado pelos jornalistas de AutoData.

Por fim, a visão setorial e as negociações com o governo sobre financiamento e renovação de frota serão analisados pelo diretor da Mercedes-Benz e vice-presidente da Anfavea, Luiz Carlos Gomes de Moraes, que fará o encerramento do evento.

Este workshop acontecerá em São Paulo, no Milenium Centro de Convenções, no dia 27 de abril, em evento de meio período. Informações e inscrições poderão ser obtidas pelo site www.autodata.com.br, pelo e-mail seminário@autodata.com.br ou pelo telefone 11 5189-8938/8940.


Whatsapp Logo