A idade média dos compradores de automóveis Mercedes-Benz está diminuindo. A nova geração de modelos compactos da marca, formada pelo hatch Classe A, o monovolume Classe B, o utilitário esportivo GLA e o cupê CLA, tem consumidores até dez anos mais jovens do que os titulares dos demais modelos do portfólio.
Os dados foram levantados em pesquisas realizadas com consumidores brasileiros desde 2012, quando foi lançado o Classe B, primeiro da nova geração a ingressar no País. Na Europa a idade média diminuiu doze anos sob as mesma condições, de acordo com Dirlei Dias, gerente de vendas e marketing da Mercedes-Benz do Brasil.
Por aqui os modelos compactos têm compradores com média de idade de 38 a 40 anos, enquanto os outros modelos do portfólio são adquiridos por consumidores na faixa dos 47 a 49 anos. “Fazendo uma média ponderada, conseguimos reduzir a idade média do portfólio para 45 a 46 anos. Estamos melhorando.”
Rejuvenescer os consumidores dos automóveis Mercedes-Benz foi um dos desafios traçados pela Daimler há cinco anos. O design mais moderno da nova geração compacta, que deu lugar aos desenhos clássicos e elegantes dos modelos das gerações anteriores – e ainda aplicados nos automóveis dos degraus superiores do portfólio –, contribuiu para atrair esses clientes mais jovens na opinião do executivo.
Outro desafio traçado há cinco anos foi o de assumir a liderança global em vendas dentre as marcas premium até 2020. Nesse ponto a M-B também melhorou: após encerrar 2014 na terceira posição, assumiu a segunda colocação no fechamento do primeiro trimestre – superou a Audi.
A nova geração de veículos compactos também foi fundamental nesse ponto. Segundo Dias metade das vendas da M-B no Brasil será de modelos desse segmento. Em especial o SUV GLA, que será produzido em Iracemápolis, SP, a partir do segundo semestre do ano que vem e que ganhou três novas versões no mercado nacional, ainda importadas.
Juntaram-se ao catálogo do utilitário esportivo as versões 250 Vision e 250 Sport, com motor 2 litros turbo de 211 cv, por R$ 172 mil e R$ 190 mil, respectivamente. Também foi lançado um novo acabamento de entrada, o 200 Style, com motor 1,6 litro – e com ele agora o GLA parte de R$ 129 mil.
Dias projetou comercializar 6 mil GLA este ano. “Só não venderemos mais porque não temos como aumentar os pedidos à fábrica da Hungria. Desde o lançamento foram mais de 2 mil unidades licenciadas e a lista de espera aponta potencial de vendas 30% superior. Faltou carro em março, faltará em abril e só deveremos normalizar a demanda a partir de maio.”
Os modelos são importados com desconto no IPI majorado, graças às cotas do Inovar-Auto concedidas pelo MDIC após a aprovação do investimento na futura fábrica de Iracemápolis. O projeto segue de acordo com o cronograma e os primeiros modelos, do Classe C, deverão sair das linhas de produção em fevereiro de 2016.
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