AutoData - Mercado interno retorna ao nível de 2009
news
07/05/2015

Mercado interno retorna ao nível de 2009

Por André Barros

- 07/05/2015

Os 674,4 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus vendidos no mercado brasileiro no primeiro trimestre, volume 17% inferior ao mesmo período do ano passado, levam a indústria de volta aos níveis de 2009. Naquele ano os brasileiros consumiram 668,3 mil unidades, empurrados pela primeira redução de IPI – uma resposta do governo à crise internacional que começava a afetar o mercado automotivo local.

Embora esperasse um primeiro trimestre muito difícil, um recuo tão acentuado no desempenho do mercado não estava nas contas da Anfavea – tanto que as projeções foram ajustadas com o encerramento do trimestre. Sempre otimista, dessa vez o presidente Luiz Moan admitiu durante a coletiva à imprensa para apresentação dos resultados na terça-feira, 7, que o mercado passa por um momento muito complicado.

“Esperávamos um primeiro trimestre muito difícil e um segundo trimestre difícil, prejudicado pela alta quantidade de feriados. Mas a crise de confiança afetou o consumidor e há queda forte em todos os segmentos, em especial no de caminhões.”

Em março o mercado brasileiro registrou 234,6 mil unidades, volume 2,6% inferior ao de março do ano passado e 26,2% superior ao de fevereiro – ambos afetados pelo feriado de carnaval.

Na média diária houve recuo de 16,5% com relação a março do ano passado, de 12,7 mil unidades para 10,6 mil unidades, e de 2,8% com relação a fevereiro, de 10,9 mil unidades.

Os estoques cresceram dos 329 mil veículos nos pátios das concessionárias e montadoras no fim de fevereiro para 360,3 mil unidades no encerramento do mês passado, o suficiente para 42 dias de vendas no ritmo de março.

Nos últimos doze meses o mercado brasileiro acumulou 10,4% de retração. Somados os desempenhos de abril de 2014 até o mês passado, são 3 milhões 360 mil unidades vendidas – ou cerca de 400 mil unidades a menos do que os doze meses imediatamente anteriores.


Whatsapp Logo