AutoData - Brasileiro busca mais opções digitais na compra de veículo, diz estudo
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25/05/2015

Brasileiro busca mais opções digitais na compra de veículo, diz estudo

Por Redação AutoData

- 25/05/2015

Existe um amplo espaço ainda inexplorado pelas concessionárias brasileiras nos serviços digitais. Uma pesquisa global da consultoria Accenture indica que mais de 80% dos consumidores no País considera adquirir um carro online, sendo que a maior parte deles realizaria todo o ciclo de compra – financiamento, negociação de preços, processos administrativos e entrega em domicilio – de forma virtual, caso houvesse essa possibilidade.

A pesquisa, denominada Automotive Digital Survey: What Digital Drivers Want, foi realizada com 10 mil consumidores de oito países. No Brasil foram avaliadas 1 mil pessoas pelos entrevistadores da consultoria.

A Accenture concluiu que montadoras e revendedores precisam ampliar seu engajamento virtual com os consumidores: mais da metade dos entrevistados destacou a necessidade de melhora nos canais online para facilitar a pesquisa para aquisição de um novo veículo.

“Os consumidores estão especialmente interessados em obter informações personalizadas via internet, acesso a demonstrações virtuais e sites que ofereçam possibilidade de comparar preços”, afirmou a Accenture em nota.

Os consumidores também estão abertos a usar novos canais para adquirir automóveis. No Brasil, por exemplo, 75% dos pesquisados admitiram que poderiam comprar um modelo novo por meio de leilões online.

Mais da metade dos consumidores já inicia o processo de compra no mundo virtual, em especial por mídias sociais, sites de montadoras e de concessionárias. 80% usam alguma forma de tecnologia digital para pesquisar e fazer comparativos dos modelos de sua preferência.

Essas interações estão mexendo com a visita às concessionárias. 60% dos consumidores brasileiros afirmaram ter interesse em poder acessar uma tela interativa que forneça informações sobre os modelos disponíveis enquanto estão no showroom. Outros 43% desejam fazer um test drive virtual na concessionária.

Para o líder da Accenture para a indústria automobilística na América Latina, Carlos Pedranzini, o impacto do cliente digital está rompendo a experiência de compra de veículos e o cenário competitivo.

“O fato de que muitos consideram efetuar todo o processo de compra de um veículo online é uma prova disso. Para ampliar os negócios neste ambiente, as montadoras e os revendedores terão que adotar uma estratégia digital online agressiva no showroom e no pós-venda, enquanto criam uma experiência totalmente integrada para acomodar às necessidades dos clientes.”

A pesquisa identificou também que há um longo caminho a ser percorrido na área do pós-venda, considerado o ponto mais fraco na experiência digital. Segundo a Accenture um reforço nessa área é fundamental, uma vez que ela é fator decisivo para fortalecer ou abalar a fidelidade à marca.

Dos brasileiros pesquisados 21% apontaram o pós-venda como o de pior experiência digital. Mas a oferta de alguns mimos poderia ajudar a mudar essa visão: 57% deles acreditam que a troca de óleo gratuita influenciaria a tomada de decisão pela compra e, por consequência, a adoção dos serviços pós-venda da concessionária.

O estudo completo pode ser acessado por este link.


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