AutoData - Uma chance para transformar 240 mil clientes em compradores
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25/05/2015

Uma chance para transformar 240 mil clientes em compradores

Por Marcos Rozen

- 25/05/2015

Três associações, sendo duas do setor automotivo, se reuniram para assinar na manhã da quinta-feira, 23, em São Paulo, acordo que representa iniciativa inédita: promoção conjunta de ação de vendas que busca trazer ao mercado automotivo nada menos do que 240 mil clientes – e transformá-los em efetivos compradores de veículos.

Denominado Festival do Consorciado Contemplado, o programa visa oferecer àqueles que já têm em mãos uma carta de consórcio de veículo contemplada – o que na prática significa dinheiro na mão para adquirir um modelo 0 KM, leve ou pesado – vantagens especiais e exclusivas. “É uma proposta para aumentar a disposição do consumidor em efetivar o negócio”, atesta Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave, uma das associações envolvidas. As outras são Anfavea e Abac, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Pelos cálculos do presidente da Abac, Paulo Roberto Rossi – ele mesmo bom conhecedor do mercado automotivo por sua conexão familiar direta com tradicional concessionária VW, a Primo Rossi, que encerrou operações há alguns anos – há atualmente 225 mil consorciados contemplados para veículos leves e 15 mil para pesados que não demonstraram interesse em faturar o bem, pelas mais variadas razões. De acordo com as regras da modalidade não há prazo para que isso ocorra, e há rendimentos pelo período, o que torna na prática a carta contemplada uma aplicação financeira, e muitas vezes bastante rentável.

De acordo com Luiz Moan, presidente da Anfavea, o acordo triparte está sendo costurado há pelo menos dois anos – ou desde o início de sua gestão à frente da associação das montadoras. Ainda que não se revelem metas do programa, o dirigente recorda que “240 mil unidades representam um mês de vendas pelo ritmo atual do mercado”.

Todas as associadas da Anfavea foram convidadas a participar, sendo que doze já toparam: Audi, DAF, FCA Fiat Chrysler, Honda, Grupo Caoa, Iveco, General Motors, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania, Toyota e Volkswagen. “Mas outras deverão unir-se nos próximos dias”, estima Assumpção Jr.

O Festival do Consorciado Contemplado ocorrerá durante 45 dias, de 1º. de maio a 15 de junho, na própria rede de concessionárias de cada marca participante e, eventualmente, nos feirões que algumas delas venham a realizar neste prazo. As condições especiais também serão definidas livremente por cada marca. Enquanto a Fenabrave acionará as associações de marca para que estimulem as redes a comunicar a iniciativa aos clientes, a Abac fará o mesmo para suas cerca de 130 administradoras de consórcios afiliadas.

O total de contemplados representa aproximadamente 8% da carteira geral de consorciados de veículos leves e pesados no País, de acordo com a Abrac. “A maior parte dos grupos é de 50 a 60 meses, mas há administradoras que já trabalham com 80 meses”, revelou Rossi. Moan complementa: “É a única modalidade [de crédito] que está crescendo no setor automotivo. São cerca de 75 mil a 80 mil novas cotas por mês”. No caso dos pesados, 25% das vendas em 2014 foram geradas pela modalidade.

Algumas das vantagens do consórcio são ausência de entrada e de juros, além do prazo mais elevado, o que leva as parcelas para valores muito reduzidos na comparação com outras linhas de crédito, como o CDC.

Chamou atenção, entretanto, a ausência da Abraciclo no acordo – as vendas de motocicletas têm no consórcio sua principal modalidade de crédito. Segundo o presidente da Fenabrave a associação que representa a indústria de duas rodas foi convidada a participar e “deverá se juntar em uma segunda fase do programa” – forte indício de que a iniciativa não terminará aqui.

Na semana passada outra iniciativa comum de Anfavea e Fenabrave para alavancar as vendas ocorreu: a Semana Auto Caixa, em parceria com o banco estatal, que ofereceu plano com taxas reduzidas em até 60 meses, com no máximo 90% do valor financiado, exclusivo para clientes da instituição financeira.


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