AutoData - Sindipeças participa da Automechanika Johannesburg
news
28/05/2015

Sindipeças participa da Automechanika Johannesburg

Por Redação AutoData

- 28/05/2015

Pela primeira vez o Sindipeças participará da Automechanika Johannesburg, mostra de autopeças da principal cidade da África do Sul. Um estande coletivo reunirá 21 empresas brasileiras que buscam oportunidades naquele país – e no continente africano – durante o evento que ocorrerá de 6 a 9 de maio, no Pavilhão 6 do Johannesburg Expo Centre.

Segundo Antônio Carlos Bento, conselheiro do Sindipeças responsável pela área de Feiras e Eventos, a mostra em Jo’burg é uma vitrine para a África do Sul e os demais países da região. Em nota, ele afirma que os expositores poderão encontrar clientes, prospectar novos compradores e observar tendências para o setor.

“Por isso decidimos participar pela primeira vez. O mercado externo é muito importante para o nosso setor e estamos em um momento favorável ao fomento das exportações, em virtude do desaquecimento do consumo doméstico e da desvalorização cambial”.

A última edição, em 2013, recebeu 10,6 mil visitantes durante os quatro dias. Foram 643 expositores de 23 países diferentes.

De acordo com a Naamsa, a associação das montadoras da África do Sul, no primeiro trimestre foram vendidos 113,3 mil veículos no país, queda de 29% com relação a igual período de 2014.

No ano passado os sul-africanos consumiram 644,5 mil unidades, 1% abaixo do volume comercializado em 2013, de acordo com dados da Oica, organização global que representa as associações de montadoras nacionais. A produção cresceu 3,7%, para 566,1 mil veículos.

O mercado é o mais relevante do continente africano, com quase o dobro do volume do segundo – o Egito, que encerrou o ano passado com 350 mil unidades consumidas.

O estande coletivo do Sindipeças na feira será composto pela ABR, Autolinea, Autotravi-Metalmatrix, Chiptronic, Controil, Duroline, Farj, Fras-le, Fremax, Frum, Fundição Batatais, Master Power, Reserplastic, Riosulense, Sampel, Schadek, Suporte Rei, Suspensys, Tecfil, Univel e Urba-Brosol.

A participação brasileira é coordenada pelo programa Brasil Auto Parts, uma parceria do Sindipeças com a Apex-Brasil. Iniciativa semelhante ocorrerá um mês depois, quando autopeças brasileiras participarão de feira na Colômbia.