AutoData - Volume de exportações mexicanas supera o mercado brasileiro
news
22/06/2015

Volume de exportações mexicanas supera o mercado brasileiro

Por Redação AutoData

- 22/06/2015

As exportações de veículos mexicanos superaram em volume o mercado brasileiro no primeiro quadrimestre do ano. Enquanto foram licenciados 861,7 mil automóveis e comerciais leves de janeiro a abril no Brasil, o México exportou 922 mil veículos leves no período – queda de 18,4% e crescimento de 14%, respectivamente.

Resultado de uma política industrial que privilegia as exportações, com acordos comerciais bilaterais com diversos mercados ao redor do mundo, os embarques de veículos produzidos nas fábricas mexicanas crescem a cada ano e representam mais de 80% da produção local.

Segundo a Amia, associação das montadoras mexicanas, a indústria local atrai investimentos devido a cinco fatores: localização geográfica privilegiada, importante rede de acordos comerciais, cadeia de suprimentos robusta, técnicos e engenheiros qualificados e estabilidade econômica.

Os clientes mexicanos são diversificados, embora exista forte dependência de seu vizinho ao Norte, os Estados Unidos. Para lá foi 70% do volume, ou 647,7 mil veículos produzidos de janeiro a abril. O Canadá, com 11,6%, é outro destino importante, 106,6 mil unidades.

O Brasil já ocupou a terceira posição dentre os clientes de carros mexicanos, mas este ano foi superado pela Alemanha e é o quarto principal destino. Chegaram por aqui 24,3 mil modelos importados do México, ou 2,6% do total exportado pelo país. A Alemanha comprou 27,6 mil unidades, 3% das exportações mexicanas. Arábia Saudita, Argentina, Bélgica, Colômbia, dentre outros, fazem parte da lista de compradores de modelos produzidos lá.

Internamente os resultados também são positivos. Segundo a Amia de janeiro a abril as vendas de veículos no México cresceram 22,2%, para 401 mil unidades. A maior parte, porém, é importada: 54% dos modelos consumidos pelos mexicanos foram produzidos em outro país.

De janeiro a abril foram produzidos 1,1 milhão de veículos no México, crescimento de 10,7% sobre o mesmo período de 2014. Desde o ano passado o país está à frente do Brasil em produção de veículos – das fábricas locais saíram 841,9 mil unidades no período.