O último fim de semana, dos dias 23 e 24 de maio, surpreendeu positivamente executivos da Fiat FCA e do Grupo Caoa. “As concessionárias registraram um movimento mais acentuado, que divergiu do cenário observado durante outros dias de maio”, revelou Roger Corassa, diretor de vendas do mercado interno da Fiat FCA.
O executivo participou de painel do Workshop AutoData Tendências Setoriais – Automóveis e Comerciais Leves, realizado na segunda-feira, 25, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. Ele dividiu o palco com Antônio Maciel Neto, presidente do Grupo Caoa.
Para Corassa o movimento maior durante o fim de semana pode indicar sinalização de melhor entendimento e aceitação do consumidor às medidas na economia – corte de R$ 69,9 bilhões do orçamento da União foi anunciado na sexta-feira, 22. “Começamos o mês com um feriado e logo em sequência houve o Dia das Mães. Somente neste final de semana as coisas começaram a ficar mais claras para os consumidores”, considerou o executivo da Fiat.
Maciel igualmente reportou bons resultados no final de semana, mas em sua visão este pode ter representado somente “um soluço do mercado”. O presidente do Grupo Caoa considerou ainda que “mesmo com os bons negócios de sábado e domingo o mês de maio deve encerrar abaixo das 200 mil unidades, em volume de vendas 25% menor na comparação anual”.
Ambos afirmaram esperar um mercado total em 2015 inferior a 3 milhões de unidades no País.
Nas contas de Maciel, “se o ritmo melhorar no segundo semestre devemos encerrar em 2,9 milhões de unidades, mas caso mantenha-se nesse patamar atual não passaremos de 2,7 milhões”.
Corassa ressaltou que para enfrentar o atual cenário a Fiat realiza reuniões “praticamente diárias” para acompanhar os estoques e definir estratégias de vendas. “Já concedemos férias coletivas em março e maio na unidade de Betim, MG, e realizamos algumas paradas técnicas. Estamos avaliando cada passo do mercado e reforçando as ações promocionais, inclusive no segmento de vendas diretas”.
Maciel revelou durante sua participação no evento que a estratégia do Grupo Caoa também ficou mais agressiva. “Cada vendedor da rede faz em média 50 ligações diárias e estamos pagando o valor cheio da Tabela Fipe nas negociações de troca por um 0 KM. Estamos fazendo o possível para não deixar nenhum negócio escapar.”
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