O mercado de veículos leves dos Estados Unidos registrou o melhor primeiro semestre da última década, com 8,5 milhões de unidades comercializadas e 4,4% de crescimento com relação aos primeiros seis meses do ano passado.
Os preços baixos da gasolina, crescimento do emprego e crédito favorável são citados como os fatores da bonança do mercado estadunidense. Em junho as vendas avançaram 3,9%, para 1 milhão 476 mil unidades.
Analistas estadunidenses projetam superar a marca de 17 milhões de veículos vendidos no ano, algo que não ocorre desde 2001 – e só ocorreu por duas vezes. Nos últimos doze meses o índice já foi batido: de julho de 2014 a junho deste ano foram 17,2 milhões de unidades comercializadas naquele país.
“As pessoas se sentem bem com relação aos seus empregos e a direção que a economia como um todo está tomando”, afirmou Kurt McNeil, vice-presidente de vendas da General Motors à publicação local Automotive News.
Assim como a demanda, cresce o tíquete médio e os lucros. A média de preço dos veículos vendidos chegou a US$ 33,3 mil no mês passado, valor 2,5% superior ao de junho de 2014, de acordo com a consultoria Kelley Blue Book.
Dentre as montadoras com grande volume de vendas destacam-se o crescimento da Fiat Chrysler, 6%, Toyota, 5,6% e Nissan, com vendas 4,5% maiores no semestre.
A General Motors lidera o mercado local, com 1,5 milhão de veículos vendidos de janeiro a junho. A Ford vem em seguida, com 1 milhão 288 mil unidades comercializadas, seguida por Toyota, com 1 milhão 231 mil veículos, e FCA, com 1 milhão 88 mil unidades – em todos os casos estão somadas todas as marcas de cada companhia.
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