AutoData - Subaru projeta dobrar vendas em 2015
news
31/08/2015

Subaru projeta dobrar vendas em 2015

A Subaru está em franca expansão no mercado brasileiro. No primeiro semestre os licenciamentos dos modelos da marca japonesa cresceram 89% com relação aos primeiros seis meses do ano passado, saltando de 400 para 757 unidades. A expectativa do diretor geral Flávio Padovan é fechar o ano com 2,2 mil veículos comercializados, ou o dobro do volume alcançado no ano passado.

A base é pequena, é verdade, mas o crescimento acelerado resulta dos esforços promovidos pela marca, aqui representada pelo Grupo Caoa desde 1998, nos últimos anos. Padovan, que chegou na empresa em maio do ano passado após sair da Jaguar Land Rover, trata o momento como um relançamento da Subaru no Brasil.

Foram feitos investimentos em marketing, com uma campanha publicitária 100% desenvolvida e filmada no Brasil, em pessoas, com a ampliação do número de trabalhadores, e na rede. “Fechamos o ano passado com nove pontos de venda. Já inauguramos um em 2015, em Florianópolis, e abriremos mais três até o fim do ano. Em 2016 chegaremos a vinte lojas.”

Para suportar o crescimento a marca traz novidades ao mercado. Em outubro chegam as novas gerações do Legacy e do Outback, que ajudarão a incrementar as vendas. E nas próximas semanas as concessionárias Subaru começam a vender o sedã esportivo WRX, incluindo a versão STI, desenvolvida para competições.

O WRX tem motor Boxer 2 litros com injeção direta, que alcança até 270 cv aliado à transmissão automática com oito velocidades – uma opção com câmbio manual deverá chegar ao mercado em breve. Por R$ 147,9 mil.

A versão STI – sigla de Subaru Tecnica Internacional –, facilmente identificada pela presença do aerofólio traseiro e a dupla saída de escape, tem motor Boxer de 2,5 litros turboalimentado, que alcança 310 cv com o câmbio manual de seis marchas. Segundo a Subaru alcança até 255km/h e faz de 0 a 100km/h em 5,2 segundos. O preço: R$ 194,9 mil.

Padovan não arriscou projeções de vendas para os modelos e nem para a Subaru em 2016. Na verdade o executivo tem um problema: “As fábricas do Japão e dos Estados Unidos, as únicas da Subaru no mundo, estão no teto da capacidade. Não conseguimos projetar as vendas por isso, estamos disputando encomendas com outros mercados”.


Whatsapp Logo