AutoData - Caoa quer mais fornecedores nacionais
news
28/09/2015

Caoa quer mais fornecedores nacionais

Por André Barros

- 28/09/2015

Um dos principais trabalhos da equipe da fábrica de Anápolis, GO, do Grupo Caoa tem sido identificar e negociar com fornecedores a nacionalização de peças e componentes. A recente disparada do dólar aprofundou a necessidade de ampliar o conteúdo local dos Hyundai ix35, Tucson e dos caminhões HR e HD, que em breve  ganhará uma nova versão nacional.

 Anselmo Borgheti, diretor de marketing e produto, desenvolvimento de rede, pós-venda e comunicação do Grupo Caoa revela que há uma área no site da empresa para abrigar possíveis parceiros. As negociações, porém, ainda seguem em ritmo lento: “Não será em um mês ou dois que conseguimos fechar esse tipo de parceria”.

A empresa pretende nacionalizar tudo o que conseguir, de acordo com o executivo, que cita componentes de freios e suspensão como os mais propensos a encontrar um denominador comum nas contas da Caoa e dos fornecedores. A instalação de unidade produtiva em Anápolis, apesar de teoricamente reduzir custos, não é mandatória: Borgheti disse que fornecedores do Brasil inteiro são candidatos.

A fábrica da empresa tem licença para produzir modelos Hyundai Tucson, HD78 e HR desde sua inauguração, em 2007, após R$ 1,2 bilhão em investimento. Outros R$ 600 milhões permitiram a produção do ix35 a partir de 2013. A unidade pode produzir 86 mil veículos/ano em dois turnos de trabalho, mas com pequeno investimento na linha de pintura, diz Borgheti,  esse limite saltaria  para mais de 100 mil unidades anuais.

Até o fim do ano entrará em produção outra versão do caminhão HD, o HD80. Borgheti, contudo,  não dá mais informações:  “Posso adiantar apenas que ele estará dentro das regras do Finame e que  lançamento será em novembro ou dezembro”.

Antes, possivelmente em setembro, será inaugurado oficialmente em Anápolis – já está em operação desde julho – o Centro de Desenvolvimento de Desenvolvimento de Eficiência Energética, um complexo de laboratórios para análise da eficiência dos veículos produzidos em Anápolis, com testes químicos, de motores e emissões, que poderá se estender para os HB20 produzidos pela Hyundai em Piracicaba, SP.

Já o mercado brasileiro, segundo Borgheti, deverá apresentar retração em agosto, na comparação com julho. “As vendas estavam em um ritmo de cerca de 10 mil unidades por dia útil. Neste mês estão um pouco abaixo.”

Para o Grupo Caoa, porém, as expectativas são menos negativas. A chegada do New ix35 ajudará a alavancar as vendas do modelo, já crescentes nos últimos meses. O HB20, um dos principais modelos vendidos nas concessionárias do Grupo, apresenta desempenho estável com relação ao ano passado, assim como os modelos Ford. A queda fica na linha dos importados, muito em função da valorização do dólar. “Tivemos que aumentar os preços. Mas os importados representam apenas 10% das nossas vendas. O grosso mesmo vem de Anápolis”, lembra Borgheti, que, no entanto, destaca o crescimento das vendas dos modelos Subaru,, outra marca negociada pela empresa.


Whatsapp Logo