O número de projetos colaborativos e compartilhados da Aliança Renault-Nissan com a Daimler quadruplicou em seis anos: de três, todos de atuação exclusiva no continente europeu, agora são treze, ampliando também seu raio de ação para Ásia, América do Norte e América do Sul.
O maior expoente desta colaboração das três montadoras é a construção de uma fábrica compartilhada no México, em Aguascalientes, investimento conjunto de US$ 1 bilhão. Ali será produzida a nova geração de veículos compactos topo de gama da marca Infiniti a partir de 2017, seguida de modelos Mercedes-Benz, em 2018. Nissan e Daimler vão desenvolver os veículos em conjunto. A fábrica deve montar mais de 230 mil unidades/ano até 2020.
A mesma gama de produtos será também fabricada em outras plantas Daimler e Nissan na Europa e na China.
Outro exemplo é o desenvolvimento de uma picape de uma tonelada para a Mercedes-Benz, segmento onde a marca da estrela de três pontas não atua hoje. O utilitário compartilhará parte de sua arquitetura com a nova geração da Nissan Frontier, deixando engenharia e design a cargo da Daimler. A picape será fabricada pela Nissan na fábrica da Renault em Córdoba, Argentina, junto com a Frontier e um modelo semelhante para a Renault. As três picapes também serão montadas na planta da Nissan em Barcelona, na Espanha – a produção das picapes Mercedes-Benz será iniciada até 2020 nas duas fábricas.
Há ainda as versões elétricas dos novos Smart Fortwo e Smart Forfour – estes modelos movidos a gasolina foram lançados há um ano e dividem plataforma com o Renault Twingo, a primeira compartilhada por Daimler e a Aliança. No fim de 2016 chegam à Europa as opções elétricas destes modelos, equipados com motor elétrico produzido na fábrica da Renault em Cléon, França – o mesmo que equipa o Renault ZOE. A bateria dos novos Smart elétricos será fabricada em Kamenz, Alemanha, por uma subsidiária da Daimler, a Deutsche ACCUmotive.
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