Na manhã de terça-feira, 22, um dos mais importantes eventos de tecnologia da mobilidade abre as portas ao público. Em sua 24ª edição, o Congresso SAE Brasil traz o tema Produtividade e Tecnologia: A Nova Revolução na Indústria da Mobilidade, que será discutido em mais de 23 paineis, além dos corredores da Mostra Tecnológica, que ocorre em paralelo ao Congresso, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A edição 2015, presidida por Roberto Cortes, que também é presidente da MAN Latin America, tem pouco mais de cinquenta empresas expositoras, número inferior às 67 companhias que marcaram presença no ano passado. Serão apresentados ainda 144 papers nas seções técnicas.
Muitas das empresas que estão presentes, entretanto, levaram ao Expo Center Norte novidades de seu portfólio e tecnologias que, se ainda não estão nos veículos produzidos por aqui, em breve chegarão ao mercado. É o caso da Scania, que expõe com destaque em seu estande um motor Euro 6, norma de emissões para veículos comerciais que ainda não tem data para chegar ao Brasil.
O propulsor está ao lado de um motor a etanol, usado em alguns ônibus que circulam nas grandes cidades brasileiras. A Scania apresenta também um smartwatch, o relógio inteligente que acompanha em tempo real o desempenho dos caminhões da marca – muito útil para donos de grandes frotas identificarem possíveis ganhos de produtividade.
A Schaeffler apresenta tecnologias de motores e transmissões que trazem o tema Mobilidade do Futuro. Alguns dos itens, porém, já estão disponíveis em veículos nacionais, assim como o primeiro turbocompressor flex fuel para carros de passeio, desenvolvido pela BorgWarner e uma das estrelas do estande da fabricante – é o turbo que equipa o VW up! TSI.
A Bosch apresenta o Advanced PFI, sistema de injeção composto por peças produzidas no Brasil que ampliam o índice de nacionalização se comparado à injeção direta, também oferecida já em alguns veículos nacionais. A companhia promete redução de 12% no consumo do combustível, além de melhoria no rendimento do motor.
A MAN Latin America aproveita o evento para apresentar um novo caminhão: o Volkswagen Constellation 19.420 4×2, com segundo eixo direcional dotado de suspensão pneumática e controle eletrônico. Ele é capaz de puxar implementos mais longos respeitando a resolução do Contran 305.
A mostra tecnológica, bem como os painéis e as sessões técnicas, estarão abertas ao público até a quinta-feira, 24. Como atração complementar uma equipe do Corpo dos Bombeiros de São Paulo fará, durante todas as tardes do Congresso, ações de desencarceramento de veículos, para simular o resgate de vitimas de acidentes.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias