Três anos depois de começar a produzir o HB20, seu primeiro modelo nacional, a Hyundai promoveu modificações estéticas e mecânicas no hatch, em uma espécie de facelift mais aprofundado. Além de, é claro, movimentar o mercado e tentar atrair o consumidor para a rede, as alterações promovidas no segundo modelo mais vendido no varejo têm outro objetivo claro: atender às exigências do Inovar-Auto.
O regime automotivo estabelecido para a indústria nacional em 2012 prevê, dentre outras coisas, um desconto extra de IPI para montadoras que atenderem certo índice de eficiência energética. Pode chegar a até dois pontos de desconto no tributo para aquelas que a redução de consumo do seu portfólio de modelos alcançar 18,84% até 2017.
Segundo Antônio Sérgio Rodrigues, diretor executivo de vendas e marketing da Hyundai Motor Brasil, esse é o grande objetivo da montadora: “Existe a possibilidade de pagar menos imposto e correremos atrás dela. Tudo que puder beneficiar nosso consumidor e a rede de concessionários é positivo”.
Esse novo HB20 apresentado à imprensa na noite de segunda-feira, 21, já traz algumas modificações nesse sentido. Os motores ganharam novas velas, pistões e anéis de vedação, um novo sistema de gerenciamento de alternador e são lubrificados com óleo de menor atrito. As mudanças estéticas propiciaram ganho aerodinâmico ao modelo que traz também, em todas as versões e acabamento, pneus verdes.
Segundo a companhia o HB20 1 litro reduziu em 6% o consumo de combustível com relação à geração anterior, com 3% de ganho de eficiência energética. Na versão com motor 1,6 litro, 6,5% de consumo e 4% de eficiência energética. Ambos agora têm nota A no PBEV, Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.
Rodrigues tem mais cartas na manga para ampliar a eficiência do portfólio na marca. Nos próximos meses chegarão ao mercado versões com alterações do HB20S, sedã, e do HB20X, hatch aventureiro. Os três modelos compõem 100% da produção nacional da Hyundai Motor Brasil e são a base de cálculo para a eficiência energética.
Em 2016 outro importante passo será dado pela empresa para a busca pela eficiência energética: está agendada para o segundo semestre a inauguração do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da Hyundai, ao lado de sua fábrica de Piracicaba, SP. A companhia investe R$ 100 milhões e seu principal objetivo é ampliar o desenvolvimento de motores com a tecnologia flex.
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