AutoData - Volkswagen: 11 milhões de veículos adulteraram os testes.
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22/10/2015

Volkswagen: 11 milhões de veículos adulteraram os testes.

Por Redação AutoData

- 22/10/2015

O escândalo da Volkswagen ganhou novos e maiores contornos na terça-feira, 22. Em novo comunicado a montadora afirmou que existem no mundo 11 milhões de veículos equipados com o dispositivo que frauda resultados de emissões de gases poluentes e por anos enganou a agência ambiental dos Estados Unidos.

Segundo a companhia alemã, foram reservados cerca de € 6,5 bilhões para cobrir qualquer medida necessária e outros esforços para tentar solucionar o problema. “Devido às investigações em curso os valores estimados podem ser reavaliados”, diz a nota.

A empresa disse ainda que o lucro e as metas para o grupo para 2015 serão ajustados, mas não revelou as novas projeções. Na terça-feira, 22, as ações da Volkswagen na Bolsa de Frankfurt, na Alemanha, caíram 19%.

O comunicado reforça ainda que a Volkswagen não tolerará qualquer tipo de violação das leis de qualquer natureza. “Isso é, e continua sendo, a principal prioridade do Conselho de Administração para ganhar a confiança e evitar danos aos nossos clientes”.

Em um vídeo de pouco mais de dois minutos divulgado pela montadora, Martin Winterkorn, CEO da Volkswagen AG, aparece com semblante sério pedindo novas desculpas aos clientes e prometendo “recuperar a confiança passo a passo com investigações pormenorizadas sobre o acontecido”.

Ele também dirige-se aos funcionários do grupo e afirma que sabe da dedicação de todos os colaboradores. “Todos estão com muitas dúvidas e eu entendo isso. Mas peço a confiança de vocês para superarmos isso. Dou minha palavra que trabalharemos de forma transparente para resolver essa situação”.

Todo o problema da Volkswagen começou na sexta-feira, 18, quando a agência dos Estados Unidos encarregada da proteção do meio ambiente – EPA, na sigla em inglês – acusou a montadora de enganar os inspetores que efetuaram testes de emissões em veículos da marca para obter certificados ambientais. De acordo com o órgão regulador a fabricante incluiu um software que desliga o controlador de emissões em milhares de veículos.

Isso significa que, apesar de passarem nos testes, os carros da Volkswagen emitiam até 40 vezes mais gases do que o estipulado por lei.

No mundo – Depois do escândalo vir à tona, a chanceler alemã, Angela Merkel, pediu transparência total no caso e afirmou que o ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt, está em contato com a empresa. Ainda na Europa, a França defendeu uma ampla investigação sobre as práticas da Volkswagen no país, bem como em toda a Europa.

Representantes da empresa foram convocados pelo governo sul-coreano para discutir os testes de emissão de poluentes. O governo local disse que começará a fazer testes, o mais tardar, no próximo mês, e anunciará os resultados no final de novembro.


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