A maior fabricante de ônibus urbanos da América do Norte, a New Flyer, adquiriu a MCI, Motor Coach Industries, que é a maior fabricante de ônibus rodoviários da região. O negócio envolveu US$ 455 milhões e permitirá uma série de sinergias nas duas empresas que, embora compartilhem alguns clientes, não são concorrentes.
A brasileira Marcopolo, dona de metade do mercado brasileiro de carrocerias de ônibus, tem participação de cerca de 20% no controle acionário da New Flyer. Em comunicado informou que a união das duas companhias promoverá ganhos em custos, excelência operacional, tecnologia da informação e engenharia.
Segundo a nota a aquisição da MCI representa um passo importante para a diversificação e para o crescimento da New Flyer em áreas como fornecimento, fabricação, distribuição de peças e experiência em serviços. A MCI é representante exclusiva para vendas e serviços dos ônibus rodoviários Setra, que pertence à Daimler, nos Estados Unidos e no Canadá.
A companhia, fundada em Winnipeg, Manitoba, Canadá, em 1933, possui três fabricas e nove centros de serviços e distribuição de peças. De janeiro a setembro registrou receita total de US$ 443 milhões, com 576 ônibus novos comercializados.
Paul Soubry, CEO da New Flyer, comemorou o fechamento do negócio no comunicado: “Estamos empolgados para combinar a marca número 1 da América do Norte em ônibus urbanos com a marca número 1 da América do Norte em ônibus rodoviários”.
A New Flyer emprega mais de 3,3 mil pessoas no Canadá e nos Estados Unidos e tem mais de 40 mil ônibus urbanos das marcas New Flyer, Orion e Nabi em operação atualmente, incluindo modelos movidos a diesel limpo, gás natural, híbrido diesel-elétrico e elétricos.
Notícias Relacionadas
Últimas notícias