Um novo processo de limpeza a seco nas cabines de pintura da fábrica da Volkswagen em Taubaté, SP, gerou uma economia de R$ 6,5 milhões em apenas um ano – além de reduzir os impactos ambientais e a geração de resíduos. Digno de uma patente junto ao INPI, Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual, o scrubber, como é chamado o processo, foi desenvolvido por especialistas das áreas de manutenção e operação da própria fábrica.
Funciona da seguinte maneira: o resíduo de tinta que fica no ar durante o processo de pintura é absorvido por meio de filtros feito com fibra de vidro ou polímero, o que dispensa o uso de água ou energia eletrostática. As partículas de tinta que não ficaram na carroceria são retidas em uma manta, formando uma borra seca – que é depois reutilizada como fonte energética em coprocessamento.
O processo usa 22 filtros em três camadas de manta por linha de produção. Sua manutenção é feita uma vez por dia, junto com a limpeza das cabines, em apenas oito minutos – não é preciso, portanto, interromper a produção.
De acordo com a VW a redução nos impactos ambientais energéticos de onde o sistema está instalado chegou a 73%, enquanto os resíduos gerados na pintura diminuíram 40%. Houve ainda a economia financeira, que chegou a R$ 6,5 milhões somente no primeiro ano de aplicação do novo método.
Em nota o diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, afirmou que a inovação é um importante avanço tecnológico para a VW do Brasil e um marco para a unidade, que produz todas as versões do up!, além do Gol e do Voyage. “A tecnologia desenvolvida por nossos profissionais está se tornando referência para outras unidades do Grupo e já existem estudos de adoção do mesmo conceito em cabines de pintura de outras fábricas no Exterior”.
Segundo Celso Placeres, diretor de engenharia de manufatura, a iniciativa segue o programa mundial da companhia Think Blue Factory. “A meta é reduzor em 25% os consumos de água e energia, a destinação de resíduos do processo produtivo a aterros e as emissões de CO2 e de solventes em todas as fábricas da VW no mundo até 2018”.
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