Desempregados são 13,7 milhões no trimestre

Imagem ilustrativa da notícia: Desempregados são 13,7 milhões no trimestre

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 13,1% no primeiro trimestre, com 13,7 milhões de pessoas desocupadas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios divulgada pelo IBGE na sexta-feira, 27. Na comparação com igual período do ano passado houve redução de 0,6 ponto porcentual. e o número de pessoas desempregadas registrou queda de 3,4%, menos 487 mil pessoas.

 

Com relação ao último trimestre do ano passado, que foi impulsionado por contratações temporárias sazonais, houve alta de 1,3%. O número de desempregados cresceu 11,2%, ou 1 milhão 379 mil pessoas.

 

O número de empregados com carteira de trabalho assinada ficou em 32,9 milhões, queda de 1,5% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, ou 493 mil pessoas a menos. A queda foi de 1,2% com relação ao último trimestre do ano passado, 408 mil vagas a menos.

 

O contingente de trabalhadores por contra própria chegou a 23 milhões de pessoas até março, alta de 5,2% com relação a igual período do ano passado, mais 839 mil pessoas. Na comparação com o último trimestre do ano passado o número se manteve estável.

 

Foto: Divulgação.