Grupo Traton: três marcas com a mesma importância.

Imagem ilustrativa da notícia: Grupo Traton: três marcas com a mesma importância.

Hannover, Alemanha – As apresentações do Grupo Traton na IAA 2018, Salão Internacional de Veículos Comerciais, que abre as portas na quinta-feira, 20, em Hannover, Alemanha, colocaram suas três marcas – MAN, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus –, no mesmo nível de importância. Ocupam, inclusive, espaços similares no estande.

 

Cada uma atacará, porém, uma faixa diferente do mercado global de caminhões: enquanto a Scania focará no segmento premium, com caminhões oferecendo mais tecnologia embarcada, a MAN competirá um pouco abaixo, também em modelos pesados, mas com custo mais acessível. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, por sua vez, visa à venda sob medida para o transportador.

 

De toda forma o volume anual esperado de produção das três marcas, de 40 mil unidades, gerará sinergias importantes e economia de escala. Isto porque estão nos planos o desenvolvimento de peças e componentes compartilhadas por modelos de todas as marcas do Traton – incluindo o powertrain: o mesmo bloco que equipa um caminhão Scania poderá ser usado no motor de modelo MAN.

 

Mercado brasileiro – Presidente mundial da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, afirmou em Hannover que as vendas de caminhões no mercado brasileiro começaram setembro muito bem, mantendo a trajetória de forte crescimento dos últimos meses.

 

Ele acredita que as vendas locais encerrem o ano com aumento de 40% a 45% com relação ao ano passado – até agosto o avanço foi de 50%. Para 2019 não arriscou um índice. Mas garantiu: “Será um crescimento na casa dos dois dígitos”.

 

Foto: Divulgação.