AutoData - Mercado fecha quadrimestre com alta de 10%
Mercado
02/05/2019

Mercado fecha quadrimestre com alta de 10%

Imagem ilustrativa da notícia: Mercado fecha quadrimestre com alta de 10%
Foto Jornalista  André Barros

André Barros

São Paulo – De janeiro a abril foram comercializados no mercado brasileiro 839 mil 532 automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave na quinta-feira, 2. O volume superou em 10% os licenciamentos do ano passado. Em abril as vendas somaram 231,9 mil unidades, crescimento de 6,7% na comparação com o mesmo mês de 2018. Foi o melhor desempenho em volume do ano, alcançando a mais otimista das expectativas dos varejistas – mesmo com um feriado, de páscoa, no meio.

 

O segmento de automóveis e comerciais leves apresentou alta de 5,4% nas vendas em abril, comparado com o mesmo mês do ano passado. Foram licenciadas, no mês passado, 221,3 mil unidades leves no mercado brasileiro. No acumulado do ano as unidades comercializadas do segmento somaram 801,3 mil, avanço de 8,7% sobre o primeiro quadrimestre de 2018.

 

Em caminhões o crescimento é maior, ainda que, como sempre relembram os executivos do setor, sobre base baixa. Até abril foram emplacados 29,8 mil caminhões, alta de 43% sobre os primeiros quatro meses do ano passado. Em abril, isoladamente, foram 8,5 mil unidades, crescimento de 36,4% na comparação.

 

As vendas de chassis de ônibus cresceram 85% em abril, comparadas com as do mesmo mês de 2018, para 2 mil 142 unidades. No ano o avanço chega a 75%, com 8 mil 336 unidades comercializados.

 

Segundo Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, a média diária de vendas cresceu 0,5% com relação a março. Ele manteve, também, as projeções da entidade para 2019.

 

“Após a aprovação das reformas temos consciência de que será necessário um tempo para a maturação e observação dos resultados, que refletirão positivamente na economia e na expectativa dos consumidores, que ainda vêm se mantendo cautelosos na tomada de decisão de compra”.

 

Foto: Divulgação.