AutoData - Eaton avança na automação de sua forjaria em Valinhos
Empresa
14/11/2019

Eaton avança na automação de sua forjaria em Valinhos

Imagem ilustrativa da notícia: Eaton avança na automação de sua forjaria em Valinhos
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – Segue na fábrica da Eaton em Valinhos, SP, a aplicação de automação na área de forjaria de eixos. A empresa iniciou há três anos projeto que envolve instalação de robôs em células de produção e, atualmente, das dez unidades da área, três já estão concluídas. O planejamento da empresa trata de terminar a instalação em todas as células em 2020.

 

Segundo Edinaldo Fancio, integrante do conselho global de automação da companhia, a aplicação dos robôs nos processos de forja envolve ganhos de produtividade e qualidade na produção de componentes forjados em Valinhos, que também seguem para o mercado externo em exportações intracompany para unidades nos Estados Unidos e no México:

 

“Também envolve ganho de competitividade em mercado externos”, disse o executivo. “Com a queda do mercado local nos últimos dois anos buscamos alternativas de exportação.”

 

A instalação dos dezenove robôs em toda a área da forjaria até o ano que vem serão feitos com a participação da ABB, que tem o papel de integradora dos braços robotizados e sistemas que os controlam nas células. Instalar a nova estrutura de forma fracionada, como acontece há três anos, foi a opção escolhida para que não houvesse reflexos na produção, segundo Jaderson Melo, técnico da forjaria:

 

“Para que não tivessemos a descontinuidade da produção fomos inserindo os robôs de forma parcial”, disse Melo. “Ao mesmo tempo a empresa promoveu capacitação dos funcionários para poderem operar o novo equipamento. Eles também participaram desta iniciativa.”

 

A área de forjaria da Eaton ocupa 5,3 mil metros quadrados dos 105,8 mil metros quadrados da unidade de Valinhos, que completa em novembro 60 anos em operação.

 

* Ao contrário do publicado originalmente a unidade da Eaton está localizada em Valinhos, SP, e não em Sumaré. O texto foi corrigido.

 

Foto: Divulgação.