Líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação, gerenciamento térmico e de eletrificação, a Dana atende clientes nos mercados de veículos originais, reposição e exportação.
Há mais de 70 anos no Brasil, tem operações em Gravataí, no Rio Grande do Sul e em Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba, em São Paulo. Produz uma vasta gama de componentes e sistemas, continuamente buscando eficiência e competitividade, adotando estratégias para atuar em múltiplos mercados, ganhando escala e desenvolvendo capacidades.
Exportar do Brasil traz desafios e oportunidades. Um bom exemplo disto são as juntas homocinéticas para cardans desenvolvidas e produzidas no País – centro de excelência neste produto – e exportadas para os EUA e Europa. Ao combinar conhecimento e capacidade que resultam em alta qualidade agregada, a empresa conquista protagonismo e importantes diferenciais competitivos para exportar.
A Dana integra seu parque fabril global e exporta em modelo intercompany, estabelecendo um fluxo constante de comércio internacional entre suas operações. Neste processo, o Brasil é uma importante plataforma exportadora. “O mercado externo é foco da empresa há mais de 40 anos”, comenta Raul Germany, presidente da Dana para o Brasil.
De acordo com o executivo, atuar intensa e competitivamente no mercado externo há décadas, além do benefício de negócios mais balanceados, desenvolve e eleva o nível técnico de seus processos e produtos para atender exigências mais severas de mercados mais maduros: “como empresa global sempre tivemos nossos processos no mais alto nível de qualificação técnica e ambiental, mas ao atendermos demandas de países mais exigentes, elevamos ainda mais esse nível o que beneficia nossos clientes no mercado interno”.
Bem-sucedida e de longa data, a tradição exportadora da Dana no Brasil foi reconhecida 12 vezes (a mais recente neste ano) com o Prêmio Exportação, concedido há quase 50 anos pela ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil), na categoria Autopeças. A empresa se destaca no fornecimento dos produtos fabricados no País para o mercado externo, com destaque para países da América do Norte e do Sul, Europa e Ásia.
Para Germany, o reconhecimento da eficiência exportadora da Dana brasileira é resultado de foco e dedicação: “Temos equipes altamente profissionais, capacitadas e dedicadas para exportação – de vendas aos processos logísticos. Nosso trabalho começa cedo e só termina quando o cliente recebe o pedido com qualidade e dentro do prazo".
A Dana no Brasil também é reconhecida por seus clientes no exterior por excelência em qualidade e eficiência. Pelo segundo ano consecutivo, suas operações brasileiras foram premiadas pela Mercedes-Benz do México como “Master of Quality” pelo excelente desempenho em qualidade e entrega no fornecimento de cardans para os ônibus fabricados em García, na região metropolitana de Monterrey, no México.
Atualmente as exportações respondem por 20% dos negócios da Dana no Brasil. "Exportar é tanto parte de nossa vocação como uma decisão estratégica de negócios, que, balanceados, suportam melhor as flutuações dos mercado" comenta Germany "Como empresa, estamos fazendo a nossa parte. Como país precisamos seguir no movimento de simplificação dos processos de exportação, melhorando os fluxos de comércio, sustentados por um sistema tributário melhorado. Com nossa dedicação e capacidade, tanto como empresa quanto como brasileiros, seguimos nos qualificando para atuar além das nossas fronteiras e fazendo jus ao nosso potencial" finaliza.