Como parte da Saint-Gobain, grupo francês com mais de 356 anos de existência, a Saint-Gobain Sekurit vem sendo pioneira, há mais de 90 anos, no desenvolvimento de soluções de vidros automotivos que promovem conforto e segurança para motoristas e passageiros, em todo o mundo. No Brasil, o negócio está presente há mais de 60 anos, com operações em Mauá (SP), São Caetano do Sul (SP), Gravataí (RS) e Goiana (PE).
Em 2020, um ano marcado pela pandemia e crise econômica, a marca equipou 5 dos 10 veículos mais vendidos no país e, apresentou tecnologias e soluções para os novos lançamentos do mercado.
A boa performance, mesmo em tempos de crise, evidencia a importância da experiência e solidez para o mercado automotivo, mas também da flexibilidade e capacidade de rápida adaptação, inovação e visão de negócio. Com essa fórmula, a Saint-Gobain Sekurit também se prepara para atender as demandas que surgirão no período pós pandemia.
“O mercado de mobilidade está em profunda transformação globalmente, impactada pela necessidade de descarbonização do setor, pela digitalização e pelos novos estilos de vida e hábitos de consumo. Atentos a essa tendência, iniciamos um processo de profunda transformação cultural e tecnológica, em 2019” afirma Wiltson Varnier, Diretor Geral da Saint-Gobain Sekurit América do Sul.
Essa transformação tem como eixo principal o fortalecimento da cultura de Foco do Cliente, em toda a organização. Estar mais próximos e alinhados aos objetivos dos clientes, como um real parceiro de desenvolvimento, dá à empresa a oportunidade de antecipar necessidades e entregar soluções com a agilidade que o atual cenário exige, sem abrir mão do cuidado, da customização e da qualidade.
“Hoje, a Saint-Gobain Sekurit é muito mais do que um fabricante de vidros: somos um fornecedor de soluções de envidraçamento automotivo para o futuro da mobilidade. Entendemos que a estratégia de Foco do Cliente é extremamente importante para o nosso mercado. O ritmo de transformação está bastante acelerado e os fornecedores precisam olhar não só para o cliente, mas para onde o cliente está olhando. Dessa forma, é possível propor soluções antes mesmo que as demandas apareçam em nosso país e entregar valor, de forma muito mais assertiva”, explica Vinicius Lima, Diretor Comercial, de Desenvolvimento de Produtos e Marketing da Saint-Gobain Sekurit América do Sul.
Vale ressaltar que a empresa não poupa esforços quando o assunto é inovação, transformação digital e atração e retenção de talentos, para o desenvolvimento de equipes de alta performance. Durante o conturbado ano de 2020, essas características foram importante diferencial para assegurar a continuidade dos projetos e a construção de uma empresa mais sólida.
“Passamos por uma profunda crise em todo setor, que exigiu a reestruturação do nosso negócio, no Brasil e na Argentina, e mudanças rápidas na forma de trabalhar. Não foi um período fácil, mas já sabíamos que não seria. Hoje, fico feliz em poder olhar para trás e afirmar que, apesar dos desafios, conseguimos cumprir toda a nossa agenda de projetos e desenvolvimento de novas tecnologias, sem prejuízo aos nossos clientes e, estamos preparados para as futuras demandas”, completa Wiltson.
A sustentabilidade também é prioridade para a Saint-Gobain Sekurit. Alinhada ao propósito do Grupo, “Making the World a Better Home”, a empresa entende que não há espaço para inovar sem pensar em se tornar cada vez mais sustentável, seja no processo de fabricação ou no ciclo de vida do produto, a cada desenvolvimento. O Grupo Saint-Gobain assumiu publicamente o compromisso de neutralizar suas emissões de carbono até 2050. Esse compromisso direciona a estratégia de sustentabilidade da Saint-Gobain Sekurit em ser pioneira global no desenvolvimento de tecnologias para veículos elétricos, para proporcionar mais autonomia, conforto e segurança.