Empresa oferece desenvolvimento e testes com planos de assinatura sob medida
Holambra, SP – A pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia provocaram rompimentos na cadeia global de suprimentos que vêm promovendo uma onda de busca por nacionalização, mas antes de localizar a produção de componentes é necessário fazer muita engenharia. É algo para o que muitas empresas do setor automotivo nacional não têm estrutura ou sofrem com falta de capacidade de seus departamentos. Esta carência vem sendo bem aproveitada pela Multittech, especializada em serviços de engenharia.
Nos últimos três anos o volume de projetos de nacionalização de componentes executados totalmente ou parcialmente pela Multittech vem crescendo a taxas de 20% ao ano, segundo Marcelo Gomes, engenheiro mecânico responsável pelo desenvolvimento de serviços de engenharia na área automotiva da empresa, onde estão concentrados 70% dos clientes: “Hoje 40% dos trabalhos que temos, cerca de 25 projetos por mês, são para nacionalizar peças. Temos engenheiros e estrutura para fornecer esta consultoria e serviços associados”.
Fabrício Cardinali, engenheiro mecatrônico responsável na Multittech pelos laboratórios de testes e validação de durabilidade, funcionalidades e segurança passiva, disse que “depois da pandemia muito do desenvolvimento que era feito fora do País pelas montadoras e sistemistas precisou passar a ser feito aqui”.
Os ensaios técnicos, inclusive, podem ser monitorados remotamente pelos clientes, que acessam on-line todos os resultados e acompanham alguns dos testes ao vivo, por meio de câmaras, observou Cardinali: “Com a digitalização e a localização conseguimos acelerar muitas etapas do desenvolvimento. Fazemos aqui em dez dias o que clientes demoravam dois meses para validar em testes que eram feitos no Exterior”.
Alguns dos projetos de nacionalização que estão em desenvolvimento pela engenharia da Multittech envolvem peças forjadas a quente, elementos de suspensão e powertrain, sistemas híbridos, cilindros de gás para caminhões e ensaios de durabilidade de componentes e validação de segurança veicular para bancos e cintos de segurança, dentre outros serviços.
“Somos reconhecidos por quase todas as montadoras instaladas no País, que muitas vezes nos indicam aos seus fornecedores”, contou Gomes. “Ajudamos os clientes a aumentar sua competitividade, com planejamento e desenvolvimento. Com isso tornamos os projetos mais eficientes, com redução de custos de insumos e processos, além de reduzir também os prazos de entrega e validação.”
Engenharia sob demanda – Ricardo Nogueira, sócio fundador e presidente da Multittech, lembrou que o faturamento vem crescendo na ordem 10% ao ano, e avalia que há demanda para avançar: “Nossos principais clientes estão no topo da pirâmide do setor automotivo: eles têm engenharia própria e precisam repassar serviços que não conseguem fazer sozinhos. Mas a grande massa de empresas pequenas e médias que poderíamos atender não têm estrutura nem recursos suficientes para desenvolver engenharia”.
Pensando em atender essas empresas e ampliar a carteira, foi criado, há cerca de dois meses, o Multittech Link, plano anual de assinatura com pagamentos mensais que tornam mais acessíveis e flexíveis todos os serviços de engenharia oferecidos pela empresa. Podem ser contratados quatro tipos de pacotes: Bronze, Prata, Ouro ou Customizado, com números ascendentes de horas de engenharia e testes físicos que podem ser usadas como o cliente preferir, de acordo com a necessidade.
“Muitos clientes nos procuravam e quando apresentávamos o orçamento não tinham recursos para nos contratar. Com um plano de doze meses esse custo é diluído, não precisa pagar tudo de uma vez a cada projeto concluído”, explicitou Nogueira. “A empresa usa as horas contratadas como quiser e para qualquer número de projetos, isso é totalmente flexível, e nós nos tornamos um parceiro fixo de engenharia.”
Segundo Nogueira este sistema reduz custos para ambos os lados: “Com o Multittech Link nós eliminamos burocracias: como o cliente tem um plano pré-contratado não é necessário fazer orçamentos prévios a cada projeto, o que pode demorar até duas semanas. Também conseguimos criar padrões e processos fixos que atendem um maior número de projetos. Isso faz o custo cair e nós repassamos esse ganho para o cliente”.
Os diretores da Multittech avaliam que com os planos de engenharia sob demanda a empresa poderá colaborar para a reindustrialização do setor: nas palavras de Nogueira “sem engenharia e tecnologia muitas empresas do setor não podem desenvolver nada aqui, perdem competitividade e sem isso podem morrer. E nós morremos junto por falta de clientes. Por isso vimos a necessidade de encontrar essa fórmula de tornar nossos serviços mais acessíveis e flexíveis”.
Estrutura completa – Com sede em Holambra, SP, onde concentra administração, laboratórios e área externa de testes em um terreno de 40 mil m2, e um escritório em Caxias do Sul, RS, a Multittech tem 85 empregados, 60% dos quais são engenheiros, que atualmente tocam projetos simultâneos de cerca de setenta clientes por mês, de uma carteira que já soma mais de quinhentas empresas.
A empresa nasceu em 1997 como fornecedora de programas de engenharia, softwares, e pela demanda dos clientes, que muitas vezes não sabiam aproveitar todo o potencial do que estavam comprando, começou a oferecer número crescente de serviços de engenharia. Hoje a venda e consultoria de softwares e serviços de engenharia dividem em meio a meio o faturamento.
Em 2008 a Multittech se instalou em um galpão em Holambra e, em 2014, inaugurou o prédio atual, que desde então recebeu investimentos de R$ 15 milhões em equipamentos e instrumentação para agregar número crescente de laboratórios, que fazem ensaios de durabilidade e fadiga acelerada, funcionalidades, medições de ruídos e vibrações, testes de cabos e chicotes elétricos e de segurança veicular – a Multittech é credenciada pelo Inmetro para testes de bancos e cintos de segurança.
Nogueira afirma que atualmente a Multittech é a única empresa de engenharia independente no País, não controlada por nenhum fabricante de veículos ou componentes, que oferece leque completo de serviços, que vão desde o desenvolvimento, testes finais até a homologação. Uma das especialidades, por exemplo, é a medição de ruídos para homologação de máquinas agrícolas e de construção, executada em pista externa.
No início da operação, contou o executivo, a maior parte dos trabalhos era de partes do desenvolvimento de componentes, o que continua a acontecer, mas hoje muitas empresas já entregam projetos completos para execução, do desenho virtual ao produto final testado e, às vezes, homologado tanto para o mercado interno como para o Exterior. Em alguns casos a empresa abriga em suas dependências engenheiros das empresas atendidas e em outros é necessário enviar seus engenheiros para testes de campo e atendimento nos clientes.
Dentre os exemplos de programas completos em execução pela área de engenharia automotiva a Multittech está envolvida em projetos de motos e buggies elétricos e de uma pulverizadora agrícola. Também estão em desenvolvimento processos próprios para testar a integridade ante impactos de cabines de caminhões e máquinas.