Customização, que custou R$ 300 mil, traz banheiro e fogão na cabine
São Paulo – Com a preocupação de integrar cada vez mais as mulheres ao mundo dos pesados e de pensar em maneiras de oferecer maior conforto, empoderamento, equidade e, principalmente, segurança às profissionais que ganham a vida na boleia a Mercedes-Benz lançou o movimento A Voz Delas ainda em 2019. Um de seus resultados foi mostrado na Fenatran.
A primeira ação da iniciativa, à época, se deu com a reforma de um banheiro em um posto de combustíveis em Goiás, que ganhou até lavanderia, a fim de melhorar as condições para o público feminino que ali frequentava.
A empresa seguiu com o projeto e apresentou um dos protagonistas da Fenatran, e que com certeza fez história. Trata-se de um Actros 2651, totalmente customizado, batizado de Estrela Delas. O primeiro caminhão do mundo feito por e para mulheres.
Por fora já chama muito a atenção por ter recebido pintura rosé e trazer uma bicicleta, na mesma cor, atrás da cabine. Os pneus são personalizados com o nome Estrela Delas. Mas é dentro que estão as principais atrações, como o banheiro. Ao levantar uma das duas camas revestidas com tecido aveludado e no mesmo tom da cor do veículo, um espaço normalmente destinado a guardar ferramentas ou malas, voilà: é ali que está reservada área que abriga um vaso sanitário com ducha higiênica. O caminhão também é o primeiro a trazer um banheiro a bordo.
Ele ainda conta com comodidades como fogão por indução, geladeira, espelho com lâmpadas de camarim para maquiagem, secador e chapinha, utensílios para cozinhar – pratos cor de rosa –, se maquiar e pentear, televisão instalada em um ângulo ideal para as duas camas, tapete felpudo cinza para trazer sensação de aconchego e chinelos para relaxar. A rede elétrica da cabine que mais parece um quarto, que conta com bancos de couro cor de rosa, é independente, ou seja, não rouba, energia da bateria do caminhão.
A ideia disso tudo, que foi materializado ao custo de R$ 300 mil empregados na customização do veículo, partiu da designer Amábille Gonçalves, enquanto ouvia a música Magnólia, de Jorge Ben Jor, lá em 2018. Diz a canção: “O que eu quero mais? Se sei que a vida é bela e linda…/Com janelas de cristal e forro de veludo rosa”.
Inspirada, rascunhou a ideia e a propôs para sua chefia, que a levou ao marketing. Ebru Semizer, gerente sênior da área, no ano seguinte encabeçou o movimento A Voz Delas, a fim de representar mulheres da estrada no volante e ao lado deles, em referência àquelas que acompanham os maridos caminhoneiros, chamadas de cristais. E, em 2022, conseguiu tirar o cavalo mecânico do papel.
Após campanha nas redes sociais com seu público alvo, feita por meio de caminhoneiras que são influenciadoras digitais do segmento, foram colhidas ideias e selecionados itens indispensáveis ao veículo, assim como um nome para aquele caminhão, Estrela Delas. A canção emprestou nome à cor exclusiva do veículo, que também traz uma flor magnólia.
Quais são os próximos passos? – O Estrela Delas é o protótipo de algo que, além de romper barreiras, poderá se tornar, no futuro, produto com grande adesão. Para divulga-lo o veículo percorrerá as estradas do País, com participação em eventos.
Segundo o vice-presidente de marketing, vendas e pós-vendas da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, caberá também à rede concessionária a divulgação deste caminhão. A ideia é que no ano que vem ele possa ser utilizado por clientes da marca a fim de avaliar o produto em operações reais, e fomentar a demanda por ele.
Força feminina – A CEO global da Mercedes-Benz Trucks, Karin Rådström, participou do lançamento na Fenatran e se disse emocionada com a iniciativa, a qual ela espera que seja a primeira de muitas:
“Na Europa as mulheres caminhoneiras são minoria, é bastante incomum vê-las nas estradas. Mas a ideia é levar esse conceito para fora do País para que cada vez mais mulheres tenham acesso a melhores condições na estrada. Estou há dezoito anos nessa indústria e nunca vi nada igual”.
Rådström lembrou sua trajetória desde que se formou engenheira na Suécia e dos dezesseis anos em que trabalhou na concorrente Scania, a maior parte deles na área comercial. Ela estava morando em Nairóbi, Quênia, na área de vendas e marketing, quando recebeu ligação da Mercedes-Benz convidando-a para assumir a operação de caminhões global: “Foi uma oportunidade única que abracei há quase dois anos”.
Ela exaltou a força das mulheres na boleia, muitas das quais têm filhos, assim como Rådström, mãe de dois meninos de 6 e 10 anos, e lembrou que, para que elas possam ter sucesso na carreira é preciso, além de contar com a parceria dos maridos, peças fundamentais para que alcancem seus sonhos, ter ferramentas que deem mais visibilidade e segurança ao seu trabalho: “Vocês estão quebrando um teto de vidro que servirá de legado para as próximas gerações”.