Executivo assumiu a diretoria de relações governamentais e institucionais da empresa no Brasil, no lugar de Pedro Bentancourt, que foi para o Grupo Vrio
São Paulo – Após três anos na indústria química Bio Forcis Ricardo Bastos está de volta ao setor automotivo e às atividades de relações institucionais e governamentais, em que acumula 25 anos de experiência com passagens pela Ford de 1997 a 2007 e depois pela Toyota até 2019. O executivo foi contratado, em dezembro, pela Great Wall Motor.
Bastos é o novo diretor de relações governamentais e institucionais da empresa no Brasil. Ele substitui a Pedro Bentancourt, um dos primeiros executivos contratados pela GMW para constitui-la no País, em agosto de 2021, envolvido diretamente nas negociações da compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, SP.
Bentancourt faz agora o caminho inverso ao de Bastos: após 21 anos trabalhando na área de relações governamentais no setor automotivo – dos quais quinze anos na GM, quatro na Nissan e mais recentemente na GWM – ele aceitou o convite para se mudar para o setor de telecomunicações, como vice-presidente de assuntos econômicos, externos e regulatórios na América Latina da Vrio Corp., proprietária das empresas Sky, DGo e DirecTV.
Na GWM Ricardo Bastos se reportará diretamente ao CEO nas Américas, James Yang. Segundo comunicado distribuído na última semana de 2022 o executivo tem a missão de consolidar o Brasil como uma das mais importantes operações globais da GWM.
Economista formado pela Universidade de Brasília, em 1992, Bastos iniciou sua carreira como chefe do escritório da Abimaq na Capital Federal, onde trabalhou até 1997, quando ingressou no setor automotivo, primeiro como gerente de relações governamentais da Ford no País, até 2007, quando foi contratado pela Toyota do Brasil para ser o diretor de relações públicas, comunicação e assuntos governamentais.
Por catorze anos, de 2005 a 2019, também foi um dos vice-presidentes da Anfavea, representando os interesses das empresas nas quais trabalhou na associação dos fabricantes de veículos. Nesta posição Bastos participou das negociações para redução do imposto de importação de carros híbridos e elétricos e também da formulação de políticas públicas como os programas Inovar-Auto e Rota 2030 – este último concede descontos tributários extras a modelos híbridos com motorização flex, o que beneficiou diretamente o Toyota Corolla híbrido flex produzido no Brasil desde 2019.
Bastos também atuou na área de responsabilidade socioambiental como presidente da Fundação Toyota do Brasil, por sete anos, de 2009 a 2016.
“Considero o projeto da GWM para o Brasil o mais desafiador da minha carreira, com uma visão importante de integração da empresa com o País, com especial atenção às pessoas e consumidores brasileiros, à sociedade e ao meio ambiente”, declarou Bastos em comunicado divulgado no fim de dezembro.