Elias Fausto, SP – Após se reestruturar em 2022, depois dos impactos da pandemia da covid-19, a Lexus projeta um ano de crescimento no Brasil em 2023, pretendendo chegar a 1 mil unidades comercializadas, volume que a marca emplacou em 2019, período pré-pandemia.
“Quem puxará o crescimento este ano será o NX200h, SUV médio que deverá corresponder por cerca de 50% das vendas”, disse o diretor comercial José Ricardo Gomes. “O UX250h ficará com 20%, enquanto os outros 30% serão divididos entre o RX500h e o nosso sedã grande ES”.
O maior volume de vendas começará a partir de maio, com projeção de 100 vendas/mês até dezembro, compensando os emplacamentos abaixo deste ritmo no primeiro quadrimestre.
Esse crescimento será apoiado pela rede de nove concessionárias que a Lexus possui no Brasil, sendo duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, RJ, Vitória, ES, Belo Horizonte, MG, Porto Alegre, RS, Salvador, BA, Recife, PE, e Curitiba, PR. Com os planos se concretizando até dezembro, a empresa já mira outras duas cidades, Brasília, DF, e Florianópolis, SC, mercados importantes para manter a expansão para os próximos anos.
O tamanho da rede da Lexus é menor na comparação com outras marcas de luxo, caso de Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo, por exemplo, mas o fator da marca ser do Grupo Toyota traz um grande diferencial: “Serviços emergenciais e revisões programadas podem ser realizados em qualquer concessionária Toyota, que está presente em todo o território nacional: esta é uma vantagem que temos com relação aos concorrentes”.
Para os próximos anos a Lexus já tem definida a sua meta na América Latina, excluindo o México, que é comercializar 5 mil veículos por ano. O Brasil representará de 30% a 40% desse volume, variando de 1,5 mil a 2 mil vendas/ano.