Ribeirão Preto, SP – Começam a ganhar corpo as operações de caminhões que usam tecnologia autônoma, ainda restritas a circuitos fechados. A Volkswagen Caminhões e Ônibus já comercializou vinte unidades do Constellation 31.280 4×4 , desenvolvido em parceria com a BMB e apresentado como protótipo na Fenatran 2022.
Segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da empresa, todos os veículos foram vendidos para o Grupo Vamos: “Estão sendo locados em operações de cana-de-açúcar e já temos outras vinte unidades negociadas com eles. Novos pedidos do Grupo Vamos e de outras empresas estão em negociação e a expectativa é de encerrar o ano com cerca de cem unidades comercializadas”.
O modelo tem preço médio de R$ 1,4 milhão. Outros tipos de cultura também poderão adotar o uso do Constellation autônomo, como a da soja: alguns de seus operadores já demonstraram interesse pelo veículo. O caminhão possui nível 2 de automação, ainda demandando um operador na cabine para ser responsável pelo veículo.
Com relação às vendas totais de caminhões Volkswagen no Brasil em 2023 Alouche disse que a hora do Euro 6 é agora, durante o segundo trimestre do ano, com o fim dos estoques de veículos Euro 5 na rede: “O agronegócio será um dos responsáveis por iniciar essa retomada, que deverá ganhar força ao longo do segundo semestre. Essa é a nossa expectativa”.
Mesmo com projeção de resultados melhores a partir do segundo semestre as vendas gerais e da VW Caminhões e Ônibus em 2023 deverão recuar cerca de 11%, de acordo com Alouche, por causa da chegada do Euro 6, que gerou um movimento de compras maior para o Euro 5, juros altos e crescimento da inadimplência.