Companhia traçou estratégia agressiva para reconquistar clientes no segmento
Tatuí, SP – A Ford ampliou o portfólio da Transit com a versão chassi-cabine, que representa um quarto das vendas do segmento de vans, somando cerca de 10 mil unidades por ano. O utilitário, produzido no Uruguai, estava disponível no mercado brasileiro apenas nas versões furgão e minibus e já alcançou participação de 12% e 17%, respectivamente.
Segundo Guilherme Lastra, diretor de veículos comerciais para a América do Sul, a Ford está otimista com o retorno da Transit a esta faixa de mercado. Os dados analisados por ele consideram todos os minibus, furgões com capacidade de carga acima de 6 m³ e os modelos chassi-cabine. O executivo não revelou sua expectativa de market share mas dá algumas pistas: a meta é trilhar o mesmo caminhos dos outros segmentos.
Este foi o sexto lançamento da Ford em 2023, que prometeu dez. Com duas versões da Transit chassi à venda no Brasil a empresa busca desde empresários que possuem pequenos negócios e precisam de um veículo do tipo até grandes frotistas. Para atrair clientes o plano da Ford é baseado em princípios como preço, posicionando as duas versões abaixo dos seus principais concorrentes, uma grande oferta de conectividade e itens de série no veículo e o Ford Pro, estrutura exclusiva para os clientes do segmento comercial.
O Ford Pro está disponível nas 110 concessionárias Ford no Brasil, oferecendo cobertura nacional, vendas e pós-vendas com prioridade, engenharia local e manufatura regional, melhorias contínuas no custo de posse do veículo, monitoramento da conectividade, depósito de peças local. Com todos estes serviços o foco da montadora é oferecer o maior retorno para o cliente que opera o veículo.
A conectividade de série nos veículos não terá nenhum custo para os proprietários, que só precisam autorizar o acesso aos dados do seu veículo, que será monitorado por uma central da Ford que enviará relatórios mensais sobre o uso de veículo, pontos que podem melhorar e, caso algum componente apresente desgaste, alertará o dono ou o gerente da frota para que faça a manutenção antes que o veículo pare: “Queremos acelerar fortemente o número de clientes conectados”, disse Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford para América do Sul, revelando que 60% dos clientes da Transit já são conectados.
A versão com PBT de 3,5 toneladas será vendida por R$ 273 mil, contra R$ 276,8 mil da Mercedes-Benz Sprinter 315 CDI Street, equipada com todos os seus opcionais. O preço também é menor do que o cobrado pela Iveco Daily e pelo VW Delivery Express, que concorrem neste segmento.
Já a configuração com PBT de 4,7 toneladas tem preço ainda menor, R$ 260 mil, por causa de algumas questões tributárias que envolvem as duas versões, segundo Golfarb. O valor também é mais baixo do que o cobrado pelo seu principal concorrente, outra versão da Mercedes-Benz Sprinter, que é comercializada por R$ 263,9 mil.
Com relação a lista de itens de série as duas versões possuem ajuste de profundidade do volante, kit multimídia com tela de 8 polegadas e espelhamento para smartphones, três modos de condução, controle eletrônico de tração e estabilidade, controle eletrônico anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral.
Promoção – As cem primeiras unidades, considerando as vendas das duas versões, serão comercializadas por R$ 250 mil e R$ 240 mil, respectivamente, como mais uma forma de atrair os clientes.