Líder global focada em revestimentos automotivos e industriais, a Axalta Brasil completa 60 anos no país com a satisfação de ter dado significativas contribuições à indústria. Ao longo de todas essas décadas de existência, a empresa se consolidou como um fornecedor de alto desempenho, destacando-se por sua inovação nos processos de produção e pelo compromisso com práticas sustentáveis em sua operação produtiva.
Direcionada em fornecer constantemente soluções inovadoras de pintura para veículos leves, comerciais e aplicações industriais como de revestimentos a motores elétricos, fachadas de prédios e outras aplicações da indústria, os revestimentos da Axalta são desenvolvidos para prevenir corrosão e aumentar produtividade e durabilidade. Com mais de 150 anos de experiência, o time global da Axalta possui mais de 100 mil clientes em mais de 130 países.
No Brasil, a trajetória da empresa tem seu início nos anos 60, praticamente junto com as primeiras montadoras que se instalaram por aqui. Com uma linha de produtos que abrigava tintas industriais e revestimentos para madeira, a vocação pela indústria automotiva logo despontou. Ao longo do tempo, essa habilidade em atuar na produção dos veículos de transporte ampliou-se de forma sólida e passou a incluir a Repintura e o segmento Industrial com a mesma expertise.
Com aquela espécie de “sentimento inovador”, a Axalta sempre apregoou a busca por novas tecnologias sustentáveis, mesmo quando isso não se discutia no setor. Tanto que a empresa foi uma das pioneiras na produção de tinta base água no país, um marco que permitiu assumir a vanguarda tecnológica do segmento. Mais do que isso: é um dos primeiros exemplos concretos de ação sustentável na cadeia automotiva no país.
Tornar-se líder no segmento automotivo foi algo imediato para a Axalta. Mas a inquietude empresarial rendeu novos desafios e levou a companhia a outros segmentos, ainda nos anos 70, com o desenvolvimento de tecnologias exclusivas para o segmento de motocicletas, por exemplo. A primeira moto da Honda fabricada no Brasil trouxe cores Axalta.
Outro fato marcante consistiu na criação do “Ecoat” (pintura por eletroforese), espécie de revestimento que utiliza a corrente elétrica e oferece vantagens econômicas e proteção ao meio ambiente. “Isso nos ajudou a aprimorar ainda mais a boa reputação no mercado”, relembra Mateus Aquino, presidente da Axalta Brasil.
O executivo crê que a Axalta vem cumprindo exemplarmente sua missão: contribuir para o desenvolvimento de uma indústria fundamental para a mobilidade dos brasileiros. Atualmente são motos, carros, caminhões e ônibus revestidos por produtos Axalta, sem contar os revestimentos industriais.
“A nossa empresa tem se superado na geração de inovação e tecnologia, onde dá para destacar a constante evolução no Ecoat e sistemas compactos que eliminam algumas etapas do processo, caso do 3Wet base água e base solvente, tecnologias de Alto Sólidos, a constante busca pela redução de VOC, o inovador Sistema Base Água”, enumera Aquino.
“Estamos animados com o que o futuro reserva para nós”. A Axalta Brasil planeja continuar implementando tecnologias para otimizar processos da indústria e do segmento de repintura. Para isso, parcerias duradouras e saudáveis com seus clientes são fundamentais para o sucesso no mercado de tintas automotivas.
Investimento na comunidade
Instalada na região de Cumbica, em Guarulhos (SP), a Axalta desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da região, compartilhando conhecimento e técnicas avançadas com profissionais por meio de treinamentos e programas sociais, como o Alúmina Pro, projeto que tem como objetivo a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade.