Exportações para os dois países cresceram mas cenário é negativo na Argentina, Chile e Colômbia
São Paulo – Os mercados do México e do Uruguai salvaram as exportações brasileiras de veículos em outubro. Para o país da América do Norte os embarques cresceram 21% e para o Uruguai a alta foi de 82%. Não fosse isto a indústria nacional teria registrado o seu pior resultado mensal, segundo Márcio Lima Leite, presidente da Anfavea.
“Temos um cenário antagônico e curioso nas exportações. Os embarques para Argentina, principal destino dos veículos nacionais, caíram 36% e, mesmo assim, foi possível crescer 14% na comparação com setembro”.
Em outubro foram exportados 31,3 mil veículos, volume 26,9% menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a outubro foram embarcados 354,2 mil, volume 12,8% menor do que o registrado no mesmo período de 2022.
No ano o volume de unidades embarcadas para o México cresceu 76% sobre 2022, ajudando a reduzir o tamanho da queda nas exportações. Mas Lima Leite está atento aos mercados onde os embarques caíram, principalmente na Argentina: lá o mercado local cresceu 11,4% mas as exportações brasileiras recuaram 17%.
Na Colômbia, outro destino importante, o mercado local retraiu 32% até outubro, enquanto as exportações do Brasil caíram 50%. No Chile as vendas recuaram 29% no ano, mas a exportação de veículos brasileiros para lá apresentou queda de 59%.
“Esse cenário pode ser explicado por dois fatores: eles estão produzindo mais, o que não parece ser, ou eles estão importando mais veículos de outros mercados fora do Mercosul. Este é um sinal importante e estamos levantando todas as informações para entender melhor de onde estão vindo esses veículos e ter um diagnóstico mais claro, porque as exportações são fundamentais para o nosso setor.”
Em valores as exportações chegaram a US$ 878,9 milhões em outubro, queda de 17,4% na comparação com outubro de 2022 e alta de 15,4% na comparação com setembro. O acumulado apontou para um crescimento de 8,1%, com US$ 9,3 bilhões em receita.