São Paulo – As vendas de chassis de ônibus, de janeiro a outubro, somaram 17,4 mil unidades e igualaram o volume vendido em todo ano passado, segundo dados divulgados pela Anfavea na quarta-feira, 8. Na comparação com os primeiros dez meses de 2022 o crescimento foi de 30,5% .
Segundo o presidente da entidade, Márcio Lima Leite, o segmento de ônibus vive um bom momento em 2023 e para 2024 a expectativa é de que a expansão continue.
Vinícius Pereira, economista da Anfavea, lembrou que nos últimos três anos as vendas de chassis ficaram abaixo do esperado afetadas pela pandemia da covid-19, e considerou um dos fatores para a forte recuperação em 2023: “O crescimento registrado ao longo do ano foi puxado, principalmente, pelos ônibus urbanos, que representaram 90% do volume adicional que foi vendido até agora”.
As vendas em outubro somaram 1,6 mil unidades, incremento de 12,2% sobre outubro do ano passado e de 5,3% na comparação com setembro.
O crescimento das vendas não refletiu na produção porque a maior parte dos emplacamentos foi de veículos Euro 5 que já tinham sido vendidos no ano passado e foram emplacados ao longo de 2023. No acumulado do ano foram fabricados 17,5 mil chassis, queda de 35,2% com relação ao mesmo período de 2022.
Em outubro foram produzidos 2,1 mil chassis, queda de 32,9% na comparação com igual período do ano passado, mas ante setembro houve incremento de 12,5%. A expectativa é de que nos próximos meses a nova licitação do programa Caminho da Escola comece a refletir positivamente nos números.
As exportações somaram 409 unidades em outubro, retração de 30,3% na comparação com o mesmo mês de 2022 e queda de 11,3% com relação a setembro. No acumulado do ano foram exportados 4,1 mil chassis, volume 8,9% menor do que o registrado nos dez primeiros meses de 2022.
A retração das exportações é reflexo da menor demanda por chassis brasileiros em todos os mercados para os quais a indústria envia veículos.