São Paulo – A General Motors paralisará a produção na fábrica de Gravataí, RS, por duas semanas, de 12 a 25 de fevereiro, a fim de promover ajustes na linha. A informação foi publicada pelo portal AutoIndústria e confirmada pela Agência AutoData. Atualmente são fabricados na unidade cerca de 1 mil Onix por dia, mesmo volume que no ano passado, em dois turnos de produção que envolvem em torno de 5 mil metalúrgicos dos 7 mil funcionários do local.
Segundo Valcir Ascari, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, a empresa não deu mais informações à entidade a respeito da parada, que se dará um mês após o retorno das férias coletivas concedidas em dezembro e janeiro, o que leva a inferir que se trata de medida para redução de estoques.
A montadora apenas confirmou a informação: “A fábrica da GM em Gravataí fará ajuste no programa de produção e concederá férias coletivas aos empregados dos dias 12 a 25 de fevereiro”.
No último dia de janeiro foi realizada reunião na fábrica da GM em Gravataí que contou com a diretoria da companhia em peso, inclusive com a presença de Luis Mesa, vice-presidente da GM na América do Sul, anteriormente diretor executivo da unidade gaúcha.
De acordo com Ascari a cúpula assegurou que a GM não deixará o País e que serão realizados investimentos em tecnologia na unidade: “No entanto, quando reivindicamos fatia dos R$ 7 bilhões anunciados na semana passada em Brasília, até 2028, e um produto novo para cá, eles disseram que dependerá do momento e não afirmaram nada a respeito”.
Internamente corre a informação de que a linha de Gravataí passará a produzir um SUV do Onix a partir de 2025. Por parte das fontes oficiais, entretanto, nada foi sinalizado.
Também foi suspensa a extensão de jornada de trabalho nos últimos três dias do mês passado, e cancelada convocação para o último sábado de janeiro. Ascari afirmou que essas atividades extras haviam sido marcadas a fim de compensar a produção nos dias em que operários foram liberados por causa dos reflexos das fortes chuvas que assolaram a região e deixaram muitos sem ter onde dormir, mas que a montadora voltou atrás.
No ano passado o Onix ocupou a segunda posição no ranking de vendas divulgado pela Fenabrave, com 102 mil unidades, atrás somente do Volkswagen Polo, com 111,2 mil unidades. O terceiro lugar ficou com o Hyundai HB20, 88,9 mil, e o quarto com o Onix Plus, 74,8 mil.
Embora tenha ensaiado uma retomada da liderança no primeiro semestre o modelo perdeu o posto para o Polo. E, conforme Ascari, nos tempos em que o Onix era o carro mais vendido do País, o volume de produção mensal em Gravataí chegava a 1,3 mil veículos em três turnos de produção.