Em destaque

Produção da GM em Gravataí será paralisada por duas semanas em fevereiro

Segundo a montadora será realizado ajuste de linha. Sindicato acredita que seja para adequar estoques.

São Paulo – A General Motors paralisará a produção na fábrica de Gravataí, RS, por duas semanas, de 12 a 25 de fevereiro, a fim de promover ajustes na linha. A informação foi publicada pelo portal AutoIndústria e confirmada pela Agência AutoData. Atualmente são fabricados na unidade cerca de 1 mil Onix por dia, mesmo volume que no ano passado, em dois turnos de produção que envolvem em torno de 5 mil metalúrgicos dos 7 mil funcionários do local.

Segundo Valcir Ascari, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, a empresa não deu mais informações à entidade a respeito da parada, que se dará um mês após o retorno das férias coletivas concedidas em dezembro e janeiro, o que leva a inferir que se trata de medida para redução de estoques.

A montadora apenas confirmou a informação: “A fábrica da GM em Gravataí fará ajuste no programa de produção e concederá férias coletivas aos empregados dos dias 12 a 25 de fevereiro”.

No último dia de janeiro foi realizada reunião na fábrica da GM em Gravataí que contou com a diretoria da companhia em peso, inclusive com a presença de Luis Mesa, vice-presidente da GM na América do Sul, anteriormente diretor executivo da unidade gaúcha.

De acordo com Ascari a cúpula assegurou que a GM não deixará o País e que serão realizados investimentos em tecnologia na unidade: “No entanto, quando reivindicamos fatia dos R$ 7 bilhões anunciados na semana passada em Brasília, até 2028, e um produto novo para cá, eles disseram que dependerá do momento e não afirmaram nada a respeito”.

Internamente corre a informação de que a linha de Gravataí passará a produzir um SUV do Onix a partir de 2025. Por parte das fontes oficiais, entretanto, nada foi sinalizado.

Também foi suspensa a extensão de jornada de trabalho nos últimos três dias do mês passado, e cancelada convocação para o último sábado de janeiro. Ascari afirmou que essas atividades extras haviam sido marcadas a fim de compensar a produção nos dias em que operários foram liberados por causa dos reflexos das fortes chuvas que assolaram a região e deixaram muitos sem ter onde dormir, mas que a montadora voltou atrás.

No ano passado o Onix ocupou a segunda posição no ranking de vendas divulgado pela Fenabrave, com 102 mil unidades, atrás somente do Volkswagen Polo, com 111,2 mil unidades. O terceiro lugar ficou com o Hyundai HB20, 88,9 mil, e o quarto com o Onix Plus, 74,8 mil.

Embora tenha ensaiado uma retomada da liderança no primeiro semestre o modelo perdeu o posto para o Polo. E, conforme Ascari, nos tempos em que o Onix era o carro mais vendido do País, o volume de produção mensal em Gravataí chegava a 1,3 mil veículos em três turnos de produção.

renault

Notícias relacionadas

renault
renault

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

renault