Fazenda Rio Grande, PR – A Dunlop está focada em ampliar a produção de pneus de carga até o fim desta década. A quantidade de pneus fornecida para caminhões já avançou 50% de outubro ano passado até o momento, de 1 mil para 1,5 mil unidades por dia.
O próximo passo será ampliar a 2,2 mil unidades até 2025 e, em 2029, uma década após o início da fabricação de pneus para caminhões e ônibus, dobrar os números atuais chegando a 3 mil pneus por dia, o que equivalerá a 10% do total produzido em Fazenda Rio Grande – haja vista que a meta é utilizar a capacidade máxima produtiva da fábrica, de 30 mil pneus por dia.
A pneumática lançou, inclusive, pneu para caminhão de uso misto, ou seja, adequado para rodar tanto na terra como no asfalto, o SP926. O objetivo é conquistar como clientes as 430 usinas canavieiras espalhadas pelo País.
Como consequência do aquecimento da demanda frente aos sinais de melhora da economia e dos juros, assim como da substituição de importações da matriz japonesa, a projeção é ampliar as receitas a fim de compensar a “pequena queda em 2023”, conforme Alonso, sem dar pormenores – o mercado, de acordo com a Anip, encolheu 8%. Mas o crescimento aguardado não chegará a dois dígitos.
Embora não abra seu market share, o diretor de vendas afirmou que o objetivo é brigar pelo top 3 do mercado brasileiro, composto pela concorrentes centenárias Goodyear, Bridgestone e Pirelli.
Como reforço a empresa vem investindo em ação de marketing focada em amplificar a história do fundador da marca, o escocês John Boyd Dunlop, inventou o primeiro pneu movido a câmara de ar.
A pneumática prevê também contratar trezentos funcionários até 2025, a fim de sustentar o aumento da produção programado. Atualmente trabalham na fábrica brasileira 1,9 mil funcionários em três turnos.
Raio-X da Dunlop no Brasil
Do total de pneus fabricados no País 80% vão para o mercado de reposição e, 20%, para montadoras, em que 90% dos pneus são leves e 10% são de carga. Dentro do aftermarket, no entanto, 60% são pneus leves e, 40%, pesados.
A fábrica de Fazenda Rio Grande é a primeira do grupo fora da Ásia e a única da América Latina. No local são fabricados pneus das marcas Dunlop, Sumitomo e Falkon com a tecnologia exclusiva da companhia Tayio ou Sun System, em que eles são feitos sem emendas nas partes da borracha, o que, segundo a fabricante, eleva a segurança dos produtos.
Da área de 500 m² estão construídos 170 mil m² e há mais espaço para crescer e modernizar, uma vez que a fábrica ainda não atende aos conceitos de indústria 4.0. O centro de distribuição interno abriga estoque de 800 mil a 1 milhão de pneus de passeio, o equivalente a um mês e quinze dias. Quanto aos de carga, a capacidade de armazenamento é de 120 mil unidades.