Fabricante das baterias Heliar não pretende avançar para o mercado de alta tensão, das baterias que compõem o powertrain dos elétricos
São Paulo – Natural imaginar que a maior fornecedora de baterias automotivas de baixa tensão do mundo se interessaria em competir também no crescente e promissor mercado de baterias de alta tensão, as que integram o powertrain dos veículos 100% elétricos. Mas não é o caso da Clarios, no Brasil mais conhecida pelas baterias Heliar: seu foco seguirá nas baterias de baixa tensão, até 48v, segundo Federico Morales-Zimmermann, vice-presidente e líder global de equipamento original, produto e engenharia.
Na avaliação da companhia muitas empresas direcionaram seus esforços para este negócio e a Clarios, já consolidada na baixa tensão, preferiu concentrar seus investimentos nas melhorias daquilo que entende e domina. Morales-Zimmermann apontou que é promissor, também, o segmento das baterias de baixa tensão, devido à transformação do automóvel para o que chama de computador sobre rodas.
“A bateria deixou de ser um commodity e tem papel fundamental na inteligência do veículo. Hoje dirigimos um computador, ou o computador nos dirige e damos a instrução a ele. Quanto mais crescem os sistemas de segurança, mais se demanda das baterias”.
Com a ampliação de infoentretenimento e, especialmente, de segurança e auxílio à condução, cresceu também a demanda por baterias. Já existem carros, nos segmentos mais elevados, que são equipados por duas baterias de baixa tensão apenas para garantir o funcionamento dos sistemas de segurança.
O vice-presidente afirmou que, como usual, isso começa nos segmentos mais elevados e tende a expandir para os demais segmentos. Ou seja, a demanda por baterias de baixa tensão pode dobrar.
No Brasil a Clarios já mantém conversas com montadoras que planejam comercializar carros com sistema micro híbrido flex, segundo Alex Pacheco, vice-presidente e gerente geral para o Cone Sul. A companhia fornece as baterias de 48v que compõem MHEV.
Futuro
Uma das apostas que brilha os olhos de Morales-Zimmermann é o protótipo de bateria de íons de sódio, no qual a Clarios colabora com a sueca Altris no desenvolvimento para uso veicular. Os materiais utilizados são recicláveis e abundantes: sal, madeira, ferro e ar.
“Essa bateria dispensa o uso do lítio. Já temos alguns protótipos em testes e acreditamos que em cinco anos, ou menos, conseguiremos lançar esta tecnologia no mercado”.